Notícias Automotivas
02/09/2022
Ariel Hipercar
O superelétrico de 1.196 cv para "Track Days"
Ariel Hipercar
O futuro dos carros de circuito começa com o Ariel Hipercar. O fabricante britânico, criador do Atom, rival de modelos como o KTM X-Bow e o BAC Mono, apresentou o primeiro protótipo do seu carro de pista 100% elétrico.

Com uma potência de quase 1.200 cv e uma configuração exclusivamente orientada aos circuitos, o Ariel Hipercar promete um desempenho de infarto, muito parecido com o de um carro de competição atual de motor térmico.

O Hipercar (o nome é uma combinação de ‘High Performance Carbon Reduction’) nasceu com dois objetivos claros. Em primeiro lugar, a bateria é projetada para suportar as tensões de um uso intensivo em circuito, onde a energia dissipada (perda de carga) pode ser 10 vezes superior à de um carro elétrico de estrada normal.

Além disso, o novo Ariel é projetado para bater os tempos de volta dos modelos com motor a combustão mais potentes do mundo. Algo que poderá ser comprovado com o tempo, quando térmicos e elétricos puderem se enfrentar entre si.

Por isso, os projetistas recorreram à Delta Cosworth, que forneceu um pacote de baterias patenteado de nova geração de 62.2 kWh com 18.650 células. O Hipercar utiliza uma arquitetura de 800 V e quatro motores elétricos (um em cada roda) para desenvolver 1.196 cv de potência e 1.819 Nm de torque máximo. Mas isso não é tudo.

O powertrain elétrico é suficiente para rodar cerca de 240 quilômetros, mas a autonomia é obviamente muito ‘teórica’ quando se compete em um circuito. Para isso, a Ariel fornece um sistema especial de extensão da autonomia que consiste em uma turbina capaz de alcançar as 110.000 rpm.

Este último acrescenta outros 50 cv e se ativa de forma automática (através de cálculos realizados pelo software de gestão da bateria) ou manualmente com um comando na cabine. A Ariel não especifica o aumento de quilometragem, mas explica que o sistema de tanque de 35 litros pode ser alimentado com combustível sintético e hidrogênio para minimizar as emissões.

Com base nos números oficiais, o Ariel Hipercar (4.30 m de comprimento, 2.15 m de largura contando os retrovisores, 1.35 m de altura e 1.556 kg de peso) acelera de 0 a 100 km/h em 2.1 segundos e alcança os 160 km/h em 4.42 segundos, enquanto que a velocidade máxima é de 250 km/h.

Além disso, as formas superagressivas da carroceria, que de certo modo lembram o batmóvel da saga cinematográfica, deixam claro de imediato que não se trata de um carro normal e que foi criado com uma função específica.

Por último, quanto ao seu preço, não é acessível para todos. A Ariel prevê que o modelo de produção (provavelmente pronto em 2024) poderá custar em torno de 1 milhão de libras esterlinas, o equivalente a 5.95 milhões de reais ao câmbio de hoje.

    Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar Ariel Hipercar