A SpaceFox chegará às concessionárias da marca dia 10 de abril. A perua vem equipada com o motor 1.6 8V Total Flex, e será oferecida nas versões de acabamento Plus e Comfortline.
A perua conta com design agradável aliado a um bom espaço interno. A SpaceFox possui qualidades de seus concorrentes, como a esportividade discreta do Peugeot 206 SW e a versatilidade do Chevrolet Meriva e da Fiat Idea. E por ser maior, ainda pode ter vantagem em relação ao Honda Fit.
O veículo será produzido na linha de montagem de Pacheco, próxima a Buenos Aires. A SpaceFox com a mesma plataforma do Fox, é 38 cm mais comprida que o hatch, mas mantém a largura e a altura. A dianteira é bem parecida com a do Fox, com mínimas mudanças. As alterações surgem a partir da coluna B (central), com o desenho da moldura e janelas posteriores e a tampa arredondada do porta-malas. Possui também uma ampla área envidraçada.
A traseira é bastante atraente e as lanternas são novas, e contam com duas lentes redondas e contornos sobressalentes. A placa de licença do veículo migrou do pára-choque, no Fox, para a tampa do porta-malas, na versão perua. O vidro traseiro é emoldurado por uma máscara negra e tem fixado o limpador. Há ainda um aerofólio discreto na extremidade do teto abriga a terceira luz de freio.
Internamente, o modelo possui boa disposição. Atrás, dois passageiros encontram ótimo espaço para os joelhos, ainda mais com o recurso de regulagem longitudinal do banco (o que pode variar a capacidade do bagageiro). O porta-malas acomoda 430 litros de bagagem ou 9 litros a mais, caso a tampa que cobre a bagagem seja removida e o espaço integralmente aproveitado até o encosto do banco traseiro.
No acabamento há pouca mudança em relação ao Fox, como painel e quadro de instrumentos. Uma das diferenças é a introdução do porta-luvas com grande tampa. O painel da SpaceFox conta com duas cores: cinza na parte superior e preto no console central. A perua ainda possui um revestimento exclusivo para os bancos, com um tecido de largas listas paralelas.
A perua Space Fox terá, a princípio, o mesmo motor 1.6 Total Flex do hatch da qual deriva e ficou cerca de 80 quilos mais pesada. Desenvolve 101 cavalos de potência a 5.750 rpm, abastecida com gasolina, e 103 cavalos, com álcool. Acelera de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos com álcool (11,1 segundos, com gasolina) e atinge 175 km/h, também abastecida com álcool no tanque (173 km/h, com gasolina). Ainda, a suspensão, derivada do Fox, foi retrabalhada para deixar o carro mais firme.
Ficha técnica |
VW SpaceFox 1.6 TotalFlex |
Motor |
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, comando simples variável, 8 válvulas, bicombustível |
Cilindrada (cm³) |
1.599 |
Potência (cv) |
101 (103) a 5.750 rpm |
Torque (kgfm) |
14,3 (14,5) a 3.250 rpm |
Câmbio |
Manual de cinco marchas |
Comprimento (m) |
4,18 |
Largura (m) |
1,66 |
Altura (m) |
1,57 |
Entre-eixo (m) |
2,46 |
Porta-malas(l) |
430 |
Peso (kg) |
1.180 |
Suspensão |
Independentes tipo McPherson com barra estabilizadora na , na dianteira, e independente com braço longitudinal, na traseira |
Freios |
Discos ventilados na frente e tambores, atrás | |