A oitava geração do Honda Civic acaba de ser apresentada. O novo modelo chega às concessionárias a partir de R$ 59.600,00 na versão LXS podendo chegar a R$ 77.600,00 na versão top de linha EXS, com câmbio automático de cinco marchas. De acordo com a montadora, os valores incluem frete e pintura metálica ou perolizada.
O novo Civic ficou maior em comparação com a geração anterior. Ganhou 8 centímetros, na distância entre-eixos (2,70 m), 5 cm, no comprimento (4,48 m) e 3,7 cm, na largura (1,75 m). A altura, por sua vez, diminuiu, mas pouco: 5 milímetros. Por fora, o apelo esportivo é evidente. Na dianteira, o que mais se destaca é o capô, sem vincos, e a linha que agrega o conjunto dos faróis e a grade frontal, composta por uma lâmina cromada com a letra “H” ao centro, formando uma espécie de emblema alado. A traseira é alta e exibe lanternas com molduras que invadem a tampa do porta-malas.
Internamente, o modelo conta com um painel dividido em dois níveis. Há o quadro de instrumentos convencional, com o mostrador do contagiros posicionado bem ao centro. Abaixo dele está a pequena tela do hodômetro digital ladeada pelo indicador de marcha engatada e pelos avisos luminosos. Logo acima, há um segundo painel digital e ao centro fica o mostrador do velocímetro digital. E à esquerda fica o medidor do nível de combustível e à direita, o termômetro do motor. O volante tem três raios, design arrojado, revestimento de couro, e vem com regulagem de altura e profundidade e controles do piloto automático e sistema de áudio.
A versão mais simples do novo Civic é a LXS, equipada com ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores com acionamento elétrico, airbag duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), CD-Player com reprodutor de MP3, rodas de alumínio de 16 polegadas calçadas em pneus 205/55, entre outros. Possui bancos de couro como opcional.
A versão top é a EXS, que acrescenta ar-condicionado digital, bancos revestidos em couro, disqueteira no painel com capacidade para seis discos, tweeters, volante com comando de áudio e piloto automático, faróis de neblina no pára-choque dianteiro, repetidores de direção nos retrovisores, rodas de mesma medida da LXS, mas com novo design, entre outros. A versão EXS pode vir apenas com o câmbio automático de cinco marchas, porém conta com o sistema S-Matic, que permite trocas seqüenciais através de borboletas atrás do volante. Há também a versão especial LX, destinada somente a portadores de necessidades especiais, que tem pacote de equipamentos semelhante a da versão LXS.
O motor que equipa a nova geração do modelo é um 1.8 16V i-VTEC, que desenvolve 125 cavalos de potência, na versão LX, e 140 cavalos, nas opções LXS e EXS. A suspensão é independente nas quatro rodas e os freios, a disco ventilado, na frente, e sólido, atrás, com assistência de ABS e EBD (distribuição eletrônica de frenagem) de série. Em todas as versões, as rodas medem 16 polegadas e são calçadas com pneus 205/55 R16.
O novo Civic tem disponível oito opções de cores. Sua garantia é de 3 anos com serviço de assistência 24 horas nos 2 primeiros anos. E de acordo com a Honda, a expectativa de vendas do novo modelo no mercado nacional esse ano é de 23 mil unidades.
Confira a lista completa dos preços do novo Honda Civic:
Honda Civic LX - R$ 59.600,00
Honda Civic LXS (mecânico) - R$ 59.600,00
Honda Civic LXS (automático) - R$ 64.200,00
Honda Civic LXS (mecânico/com couro) - R$ 61.100,00
Honda Civic LXS (automático/com couro) - R$ 65.700,00
Honda Civic EXS - R$ 77.600,00
Ficha técnica |
Civic LX |
Civic LXS |
Civic EXS |
Motor |
Dianteiro, quatro cilindros em linha, i-VTEC, 16V, a gasolina |
Cilindrada (cm³) |
1.799 |
Potência (cv) |
125 a 5.500 rpm |
140 a 6.300 rpm |
140 a 6.300 rpm |
Torque (kgfm) |
17,7 a 4.300 rpm |
Taxa de compressão |
9,9:1 |
Câmbio |
Automático, de cinco marchas |
manual, de cinco marchas ou automático, de cinco marchas |
automático, de cinco marchas |
Comprimento (m) |
4,48 |
Largura (m) |
1,75 |
Altura (m) |
1,45 |
Entre-eixo (m) |
2,70 |
Porta-malas(l) |
340 |
Peso (kg) |
1.255 |
1.230 (manual) ou 1.255 (automático) |
1.260 |
Suspensão |
Independente, McPherson, com barra estabilizadora, na dianteira, e independente, com sistema multibraço doublé wishbone e barras estabilizadoras, na traseira |
Freios |
Discos ventilados, na frente, e discos sólidos, atrás, com ABS e EBD |
Tanque (l) |
50 |
Preço |
R$ 59.600 |
R$ 59.600 (manual) ou R$ 64.200 (automático) |
R$ 77.600 | |