O Volkswagen Eos está sendo lançado este mês na Europa. O modelo também será apresentado no Salão do Automóvel, em São Paulo (SP), acontecerá entre os dias 19 e 29 de outubro. Suas vendas no Brasil começam em 2007.
O conversível tem 4,41 metros de comprimento, 1,79 m de largura e altura de 1,44 metros. Baseado no protótipo Concept C, de 2004, o Eos conta com linhas que identificam a nova geração de modelos Volkswagen.
O modelo possui quatro assentos e tem um teto solar corrediço e elevadiço de cinco seções de Cabriolet e Coupé (teto CSC). O sistema automático de abertura e fechamento do teto leva 25 segundos. Com o recurso aberto, a capacidade do porta-malas é 205 litros. Se a opção for fechar o teto passa a acomodar até 380 litros de bagagem.
Na parte interna destaca-se o painel de instrumentos e o revestimento das portas, inéditos na linha Volkswagen. O Eos possui apenas uma opção de acabamento. E como equipamentos de série conta com ESP, apoios de cabeça dianteiros, otimizados em relação à segurança, airbags frontais, airbags de cabeça-tórax especialmente desenvolvidos para este modelo, rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado, revestimento de couro nos bancos, volante e alavancas do câmbio e freio; faróis de neblina, vidros elétricos, entre outros.
O Volkswagen Eos tem disponível na Europa cinco motores com potências entre 115 cv a 250 cavalos. São quatro propulsores a gasolina e um a diesel. Os motores a gasolina rendem as potências de 115 cv, 150 cv, 200 cv e 250 cv, e o turbo-diesel TDI gera 140 cavalos. No Brasil, o modelo deverá contar com o 2.0 FSI, de 150 cavalos de potência, com injeção direta de combustível.