A Fiat mostrou um protótipo do Palio equipado com motor totalmente elétrico durante o encontro de automóveis antigos de Araxá (MG), realizado no último final de semana.
O Palio Elétrico é um projeto idealizado através de uma parceria entre a Fiat Automóveis, a Itaipu Hidrelétrica, a empresa suíça KWO e outras empresas de tecnologia e instituições de pesquisa.
O protótipo, no lugar do motor a combustão, possui um propulsor elétrico que desenvolve 20 cavalos de potência e 5,1 m.kgf de torque. Esse motor é alimentado por uma bateria de níquel, situada no fundo do porta-malas, que garante uma autonomia de 120 km.
Externamente, o carro é praticamente igual ao modelo de mercado, movido a combustível líquido. Por dentro, há uma alavanca de câmbio do tipo joystick com três posições: Drive, Neutro e Ré. O console central recebeu um display para monitoramento da carga, tensão, temperatura e corrente da bateria.
O Palio Elétrico foi desenvolvido para ser absolutamente ecológico, com emissão zero de poluentes e, praticamente, sem ruídos. Porém a Fiat, a princípio, não produzirá o modelo.