NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
08/01/2003
Lancia Stratos
Conheça a história do Lancia Stratos, o automóvel que venceu vários campeonatos de Rally.
 
   
 

O automóvel Lancia Stratos foi concebido no estúdio italiano Bertone. O primeiro projeto foi apresentado no Salão de Turin em 1970.

Mas com a compra da Lancia pela Fiat em 1969, a idéia de construir um modelo de competição passou a ser mais provável. E em 1971, Bertone redesenhou completamente seu "Projeto Zero" e o batizou de Stratos. Nasceu, então, o veículo que conquistou os títulos de 1974, ano de sua estréia, 1975, 1976 e 1981.

A primeira contribuição do grupo Fiat para o modelo foi o propulsor V6 de 2.4 litros, o mesmo que equipava a Ferrari Dino. Devido ao regulamento da categoria, a Lancia precisava construir cerca de 500 modelos para conseguir sua homologação junto, a FIA.

O Lancia Stratos tinha estilo inconfundível, próprio. Um carro muito bonito, com desenho bem avançado para a época. O pára-brisa era bastante inclinado, largo, grande e envolvente, em semicírculo, com um só limpador na versão definitiva. Apesar disso, a visibilidade frontal era ótima, a lateral razoável e a traseira bastante precária. A carroceria, de ótima aerodinâmica, vinha dividida em três peças: dois capôs imensos, dianteiro e traseiro, em poliéster e cabine.

Entretanto , suas vendas para o público não foram boas. Não alcançaram sucesso comercial por causa de restrições de segurança em alguns países europeus (crash-tests duvidosos, de pouca conclusão, e vidro traseira no formato de persianas). O interior era muito quente e barulhento, o porta-malas pequeno e os vidros das portas eram de correr. Esses detalhes deixavam seu uso restrito para o dia-a-dia.

Os faróis escamoteáveis sobre o capô, que tinha quatro seções de entrada de ar, contavam com a ajuda de mais dois de milha ladeando a grade. Em algumas versões de rally ganhava mais quatro redondos, enormes. Na traseira as lanternas eram redondas e amplas. No teto, um pequeno aerofólio canalizava o ar sobre a tampa do motor e para o aerofólio traseiro, garantindo mais estabilidade.

Em 1972, o modelo fez sua estréia em ralis no Tour de Corse. Dois anos mais tarde, definitivamente homologado pela FIA, o modelo estreou e acabou vencendo o Campeonato Mundial de Rally de 1974. Como o veículo foi construído exclusivamente para competições, os Renault e Porsche da época não ofereceram resistência e o Lancia Stratos sagrou-se campeão nos dois anos seguintes.

E por uma decisão comercial da Fiat, a equipe retirou-se das competições na década de 70. Mas o Lancia Stratos ainda conquistou o título de 1981 nas mãos de equipes particulares. Sua homologação expirou em 1982.

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.