A nova geração do Ford Mondeo será apresentada no Salão de Genebra (Suíça), entre os dias 8 e 18 de março.
O novo modelo conta com novo motor e estilo, além de mais equipamentos de segurança. Na dianteira, possui grade cromada e grande entrada de ar em formato de trapézio incorporada ao pára-choque. Os faróis têm desenho inovador e os faróis de neblina são grandes. O teto é rebaixado na parte de trás. A traseira é imponente e as lanternas angulares. No hatch, a própria tampa do porta-malas forma um aerofólio e, como no sedã, há terceira luz de freio integrada. Na perua, o componente fica no aerofólio.
Internamente, o novo Mondeo possui um painel com tela do computador de bordo entre os dois mostradores. No console central, há opção de tela de navegação ao centro sistema de áudio da Sony. Entre os itens de segurança encontram-se controle de velocidade de cruzeiro com alerta sonoro de iminência de colisão, sistema de monitoramento dos pneus, airbags frontais e laterais, controle eletrônico de estabilidade (ESP), computador de bordo e freios ABS com EBD.
O carro virá com dois motores a diesel e quatro a gasolina, com potências entre 110 e 220 cavalos. O propulsor 2.3 de 161 cavalos integrará a linha a partir do final do ano. O top da linha, 2.5 de cinco cilindros, rende 220 cavalos. Referente à transmissão, o veículo estará disponível em duas opções manuais, com cinco e seis marchas. O câmbio automático de seis marchas com função seqüencial chega ao final do ano. As vendas do novo Mondeo começarão a partir de julho, na Europa.