O Volkswagen W12 Coupé ainda é um protótipo. Mas, pelos resultados obtidos em testes, tudo indica que a versão definitiva ,que deverá ser apresentada em 2004, será páreo até mesmo para os superesportivos das italianas Ferrari e Lamborghini e as alemãs Porsche e Mercedes-Benz.
O seu design é fruto do estúdio Italdesign, do renomado desenhista Giorgetto Giugiaro. Possui entre-eixos de 2630 mm e comprimento total de 4550 mm, altura de apenas 1100 mm e largura de 1920 mm. Os pneus 255/35 ZR na frente e 275/40 ZR na traseira são montados em rodas de 19 polegadas e os retrovisores estão a meia altura dos vidros laterais. O compartimento do motor é descoberto e o spoiler frontal tem ainda um pequeno extensor para ajudar a aderência ao solo. Nas laterais do W12 há saliências que lembram as guelras de um peixe, também colocadas de forma a auxiliar o desempenho aerodinâmico.
Interiormente, couro, alumínio e fibra de carbono dominam o ambiente. No console central, um mostrador colorido possibilita controlar o ar-condicionado, o sistema de navegação por satélite e as funções do computador de bordo. Como nos modelos de competição, os bancos têm largos apoios laterais e cintos de quatro pontos. Os instrumentos de formato circular, a pedaleira cromada e a alavanca de engate metálica também seguem o estilo adotado nos carros de corrida.
Possui motor 6,0 litros de 12 cilindros, dispostos em W, capaz de desenvolver 600 cv às 7000 rpm e torque máximo de 63,22 kgfm às 5800 rpm. Acelera de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos e é capaz de ultrapassar os 350 km/h. Toda a força produzida pelo motor é transmitida às rodas traseiras por uma caixa de câmbio seqüencial de seis velocidades, colocada atrás do motor. Conta com discos de freio Brembo, ventilados, de 318 mm em todas as rodas.
O W12 é o atual recordista mundial de velocidade na categoria "24 horas", O recorde foi obtido a uma velocidade média de 322,89 km/h - o veículo chegou a atingir 350 km/h - em um percurso total de 7.749,4 quilômetros. Ao todo bateu seis recordes mundiais e doze recordes internacionais em competições de velocidade.