A Volkswagen está apresentando o Golf mais potente da história, durante a 26 ª edição do evento de peças e acessórios automotivos, que está ocorrendo na Áustria.
Trata-se de um protótipo, o GTI W12, capaz de gerar nada menos que 650 cv de potência a 6.000 rpm. O motor é instalado logo à frente do eixo traseiro, para quem transmite sua força através de um câmbio automático de seis marchas. Ainda, acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e sua velocidade máxima é de 325 km/h.
O GTI W12 tem somente as portas, capô e os conjuntos óticos iguais ao veículo de produção. As colunas traseiras trazem entradas de ar, que acompanham as dos pára-choques e as das laterais. O teto em fibra de carbono conta com grande difusor, que desvia a pressão do ar para o aerofólio. As rodas são de 19 polegadas, com desenho igual ao do GTI convencional, e pneus 235 à frente e 295 atrás.
Internamente, o protótipo acomoda motorista e passageiros em bancos concha. Conta também com três mostradores extras, e um dispositivo que projeta as principais informações do pára-brisa, como o acionamento do controle eletrônico de estabilidade (ESP). O acabamento é em couro Alcântara.