Uma grande festa às margens do rio Pó, em Turin, Itália, marcou a chegada do novo Fiat 500, exatamente 50 anos após o início das vendas do modelo original.
A nova geração do 500 possui muitas semelhanças com o modelo de 1957, principalmente em relação ao estilo e às medidas. Conta com faróis arredondados, o friso cromado com o símbolo ao centro e um capô, cujo recorte invade as laterais. O teto de lona foi substituído por um de vidro e atrás, as lanternas continuam apoiadas sobre o pára-choque e ao lado da tampa do porta-malas - ou tampa do motor, no caso do primeiro 500.
O veículo tem 3,55 metros de comprimento, 1,65 m, de largura, 1,49 m, de altura, e 2,30 m, de distância entreeixos. O bagageiro tem capacidade para 185 litros. O interior preservou o mostrador circular original, mas ele passa a contar com mais informações. O painel tem o mesmo formato elíptico e o mostrador circular em frente ao motorista. Já o acabamento é superior. Os equipamentos, alguns opcionais, então: sete airbags, luz diurna, controle de estabilidade, sistema Blue & Me com tecnologia Bluetooth, reconhecimento de voz, entrada USB e CD-Player com MP3.
Referente à motorização, o modelo possui duas versões a gasolina - 1.2 litro, de 69 cavalos de potência, e 1.4 l, de 100 cv - e uma a diesel - 1.3 Multijet, de 75 cv. Todos contam com câmbio manual de cinco marchas, com exceção da opção de 100 cv, que será oferecido com caixa de transmissão de seis velocidades.
O novo Fiat 500 conta com 12 opções de cores externas, 15 combinações de acabamento interior e 5 anos de garantia. As vendas começam em novembro e sua produção acontece na fábrica da Fiat em Tichy, na Polônia. Não está prevista a chegada do modelo no Brasil.