O F430 Scuderia será apresentado oficialmente pelo heptacampeão mundial de Fórmula-1, Michael Schumacher, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, em setembro.
O modelo, de acordo com o fabricante, demonstra todo o seu potencial em levar, para os carros de rua, as tecnologias desenvolvidas nas pistas. Começa pela redução de peso. A Scuderia pesa 1.250 quilos - cem a menos do que a F430 normal - o que resulta em uma relação peso/potência de somente 2,45 kg/cv.
Externamente, o superesportivo se diferencia pelas faixas em cinza no capô, teto e tampa do motor, além das belas rodas douradas, com um novo desenho. Nas laterais, retrovisores em fibra de carbono e, atrás, pára-choque renovado com saídas de escapamento elevadas.
O Scuderia conta com o mesmo motor 4.3 litros V8 do F430, que rende 510 cavalos de potência a 8.500 rpm - 20 cv a mais que o cupê. Entre as novas tecnologias embarcadas no novo F430 destacam-se o Superfast, software herdado dos monopostos da F1 e capaz de realizar trocas de marcha em 60 milisegundos. Há ainda, a integração do diferencial eletrônico E-Diff e dos controles de tração e estabilidade F1 Trac em um sistema só.