Será lançado no final deste mês o Novo Polo. Apesar de ter o porte do Gol, ele não aposenta o velho campeão de vendas brasileiro, que vai continuar sendo vendido nas versões básicas (e vai até sofrer uma última e leve reestilização no fim do ano que vem). O Polo terá ainda uma versão sedã (para o lugar do Polo Classic) e provavelmente uma minivan compacta.
Além das linhas mais arredondadas da carroceria, da frente de quatro faróis circulares e das lanternas traseiras parecidas com as do sedã Passat, a quarta geração do Polo está maior do que o modelo anterior. O comprimento aumentou 15,4 centímetros e a distância entre eixos cresceu 5,3 centímetros.
O conjunto mecânico do modelo europeu será composto por uma nova linha de motores e poderá contar com câmbio automático. O menor motor será um 1.2 de apenas três cilindros e que gera 65 cavalos.
Serão quatro as versões de acabamento disponíveis: Basis, Trendline, Comfortline e Highline, com opção de três ou cinco portas. Todos os modelos serão equipados de série com sistema de freios antitravamento (ABS), direção eletrohidráulica, duplo air bag, bolsas de proteção laterais e painel com contagiros.
Entre os opcionais, destaca-se o controle eletrônico de estabilidade (ESP) e o sistema que aumenta a pressão do sistema de freio, melhorando a eficiência em frenagens de emergência. Outro equipamento que poderá ser incluído é o ar-condicionado semi-automático Climatic, que regula automaticamente a temperatura interior, deixando a regulagem do fluxo de ar a cargo do usuário.
Entre os itens de segurança, a novidade é o detector de presença para evitar que o air bag seja disparado se uma criança estiver sentada no banco da frente. No banco traseiro, haverá uma cadeira especial para acomodar crianças pequenas, oferecida como opcional.