A Renault lançará no próximo mês, durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, a terceira geração do Laguna. O novo modelo chega com visual renovado e será fabricado em Sandouville, na França.
O novo Laguna incorpora novas tecnologias, com destaque para o dispositivo de impactos laterais e o duplo airbag de tórax. Ainda, o veículo estará disponível nas configurações Sedan e Sport Tourer (perua), em motores a gasolina e a diesel, câmbios manual e automático de seis velocidades e três versões de acabamento: Dynamique, Expression e Privilège.
O modelo Sedan terá 4,69 metros de comprimento, 1,81 m de largura, 2,76 m de distância entreeixos, ao passo que a versão Sport Tourer terá 4,80 m de comprimento e porta-malas para 510 litros, podendo chegar a 1.593 litros, com os bancos traseiros rebatidos. Em ambas as configurações serão oferecidos três tipos de pneus: 16” (195 e 205/60), 17" (215/50) e 18" (225/45), que equiparão os veículos de acordo com a motorização.
Externamente, o tradicional símbolo da Renault passa para o capô. Os faróis estão mais angulosos e trazem três refletores em seu interior. A linha de cintura é elevada enquanto que o capô longo tem vincos bem definidos. Tanto no hatch quanto na perua Grand Tour, o teto cai suavemente. No hatch, as lanternas horizontais ficam na parte superior da tampa do porta-malas. E na perua, o vidro posterior é bem inclinado.
Na parte interna, o novo Laguna recebeu um avançado sistema acústico e o painel conta com acabamento em duas tonalidades. O console central está mais elevado, incluídos os comandos digitais de climatização, áudio, telefonia e navegação. Há botão elétrico de partida e do freio de estacionamento. A plataforma passou por melhorias com ganhos em conforto, estabilidade e comportamento dinâmico.
O modelo é equipado com freios a discos nas quatro rodas, com sistema ABS assistido pelas tecnologias EBA e controle eletrônico de estabilidade. (ESP). Na lista de opcionais estão faróis bi-xenon direcionais, GPS com mostrador 3D, Bluetooth, dois airbags extras (tórax), totalizando oito bolsas infláveis, entre outros.
Referente à motorização, a gama de propulsores a gasolina no novo Laguna tem duas opções 2.0 16V. A aspirada desenvolve 145 cv, enquanto que a equipada com turbocompressor atinge 170 cavalos. Já os turbodiesel começam com o 1.5 de 110 cv e o 2.0 com potências de 130, 150 ou 170 cavalos.