A grande novidade da Yamaha é o lançamento da XTZ 125X, a primeira motocicleta com conceito "X" totalmente desenvolvida - ao longo de quase dois anos, e fabricada no Brasil.
Disponível nas versões "K" (partida a pedal) e "E" (partida elétrica), a novidade pode ser encontrada na Rede de Concessionárias da marca em todo o Brasil na cor preta, ao preço público sugerido, posto Manaus de R$ 7.167,00 (XTZ 125XK) e R$ 7.961,00 (XTZ 125XE).
Visualmente, a XTZ 125X esbanja modernidade com o grafismo reunindo duas tonalidades em alta na moda rua, preto com um toque sutil de vermelho. O painel com o fundo em vermelho combina com o conjunto de detalhes gráficos da motocicleta. Na dianteira, o pára-lama tem um formato mais curto, se comparado com a versão on-off, para abrigar as novas rodas raiadas de 17 polegadas. Já a proteção das bengalas, feitas com material fosco, foi desenhada de forma triangular, se diferenciando do modelo sanfonado.
O conjunto óptico também acompanhou o estilo urbano e moderno da Yamaha XTZ 125X, com os piscas brancos em formato oval. Se a ciclística da Yamaha XTZ 125 é perfeita para todo-terreno, nada mais natural que a XTZ 125X ser excelente para o circuito "urbano".
Se comparada com a irmã on-off road a "X" está com entreeixos e trail maiores (1.345 mm) e (112 mm). Já o ângulo de cáster diminuiu para 27o em relação a XTZ 125. Para rodar, a Yamaha XTZ 125 X usa rodas de 17 polegadas calçadas com pneus street da marca Pirelli MT-75, 100/80 na dianteira e 110/80 na traseira. Ainda, um detalhe que exala ainda mais o conceito "X" são os cubos das rodas, balança e o garfo dianteiro pintados na cor preta, além de um par de espelhos exclusivos.
Com um quadro do tipo diamante, a Yamaha XTZ125 X tem dimensões ideais para os centros urbanos. Com 1.965 mm de comprimento, 810 mm de largura e apenas 215 mm de distância livre do solo, o modelo Yamaha tem o menor peso da sua categoria, 105 kg a seco na versão E e 104 Kg respectivamente para a K.
A XTZ 125X utiliza o motor Yamaha quatro tempos, OHC, refrigerado a ar, de 125 cc. Ele é compacto, moderno e oferece uma economia e robustez, comprovada pelos proprietários dos modelos da YBR 125 e XTZ 125. Ao todo são 12,5 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm e um torque de 1,19 kgf.m a 6.500 rpm.