A Honda exibe no Salão de Milão mais um modelo de sua linha, a CB 1000R, que deve substituir a Hornet 900.
Com a expansão da procura por motos “naked”, de aspecto “musculoso” e não carenada, a fabricante japonesa procurou lançar um produto leve (195 kg), com quadro de alumínio e design robusto, no qual pudesse colocar o eficiente propulsor de sua CBR 1000RR.
O motor é o mesmo da CBF 1000, uma estradeira sem apelo esportivo, e similar ao da CBR 1000 RR FireBlade de 2007: quatro cilindros em linha, 998 cm3, refrigeração líquida, injeção eletrônica, válvula de controle da admissão de ar. Na 1000 R ele desenvolve potência intermediária entre as daqueles modelos, embora o valor não seja informado. O quadro é de alumínio, com rodas de 17 pol e suspensão traseira monobraço, que sustenta a roda só pelo lado esquerdo.
O resultado foi a CB 1000R, que promete tirar o fôlego dos consumidores em matéria de aceleração.
A CB 1000R virá equipada com características trazidas diretamente das experiências da fábrica nas pistas, tais como seu sistema de freios ABS combinado e suspensão ajustável, sem esquecer de acessórios indispensáveis atualmente para o uso urbano, como o HISS (Honda Ignition Security System), sistema de segurança antifurto da Honda.
Por enquanto, a CB 1000R estará disponível somente para o mercado europeu. Contudo, com o crescimento do segmento “naked” por todo o mundo, deverá, em breve, ser comercializada também em outros continentes.
Todo o design incorpora, além do aspecto de força característico de uma “naked”, modernidade e muitas curvas. No painel, os mostradores digitais de velocidade e conta-giros são muito bonitos e harmonicamente integrados ao conceito da motocicleta.
Os esquemas de cores disponibilizados serão verde metálico, preto perolizado, branco perolizado e prata metálico. O preço sugerido de venda ainda não foi revelado.