A Mercedes-Benz apresenta no Salão de Detroit, o conceito Vision GLK FREESIDE. O modelo antecipa as linhas do novo utilitário esportivo da marca, cujo lançamento da versão final acontece em meados de 2008 na Europa e no início de 2009, nos EUA.
O GLK é montado sobre a plataforma do Classe C e será oferecido na Europa com quatro opções de motor, incluindo dois V6 à gasolina (com 228 cv e 305 cv) e dois a diesel, de quatro e seis cilindros. Os EUA poderão escolher apenas entre as opções à gasolina, mas ganharão em janeiro de 2009 uma versão Bluetec CDI de 224 cv. A transmissão é automática de sete velocidades 7G-Tronic.
O veículo conta com 4,5 m de comprimento. Seu design lembra o Classe G, e seus traços são retos e angulosos. O modelo também tem grande profusão de vincos, em especial nas laterais. Internamente, o painel possui contornos retilíneos, com o monitor do COMAND APS, sistema que controla as funções de climatização, navegação, comunicação e entretenimento, ao centro. Ainda, o utilitário possui sistema de tração integral 4Matic como opcional.