O Volvo XC60 fará a sua estréia mundial no Salão de Genebra em 4 de março e as primeiras unidades deverão chegar às revendas na Europa em setembro de 2008.
O modelo traz praticamente o mesmo visual do protótipo revelado no Salão de Detroit (EUA), no ano passado. Na metade de baixo da carroceria as formas protuberantes típicas da linha XC criam uma aparência robusta, que combina com a grande altura em relação ao solo e as rodas largas. E na metade de cima, as linhas fluídas dão ao carro o charme de um cupê.
O XC60 será lançado com três motores: um T6 turboalimentado que produz 285 cv e duas variantes do turbodiesel D5, produzindo 185 cv e 163 cv. A tração nas quatro rodas (All Wheel Drive - AWD) será equipamento de série, mas em 2009 a Volvo lança uma opção a diesel de 2,4 litros e 163 cv com tração dianteira.
Uma novidade é o City Safety - um equipamento único que pode ajudar o motorista a evitar ou reduzir os efeitos de impactos de baixa velocidade, que são comuns no tráfego da cidade e nos engarrafamentos. Se o motorista não reagir, o sistema aciona os freios do veículo. A expectativa da Volvo é vender 50 mil unidades do XC60 por ano.