Dominado pelos modelos Harley-Davidson, o mercado de motos custom de alta cilindrada ganhou um concorrente de peso. O primeiro lote da Honda VTX 1800C desembarcou no Brasil no início de 2006 esbanjando estilo e exclusividade. Essa motocicleta tem preço sugerido de R$ 57.239,00 (US$ 33.138) para a versão vermelha com flames (labaredas) em preto.
Como principal característica, essa big custom está equipada com o maior motor de dois cilindros em V fabricado pela Honda, com exatos 1.795cm³ de capacidade cúbica. Além disso, conta com sistema de injeção eletrônica PGM-FI (sigla para Programmed Fuel Injection). A VTX recebeu ainda transmissão por eixo-cardã, suspensão dianteira upside-down (invertida), rodas de liga leve, banco tipo sela e muitos cromados.
Claro que a parte estética é um grande diferencial da moto, mas quando o motociclista sobe na Honda VTX o que impressiona mesmo são a força e o vigor do motor V-Twin OHC (comando simples no cabeçote), que gera 96,5 cv de potência e tem muita força em baixos e médios regimes de rotação. O torque de 15,9 kgfm está disponível já em 3.000 rpm. Outro destaque é a injeção PGM-FI, que promete assegurar menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção -- em função da bomba de combustível externa ao tanque.
A VTX 1800C tem câmbio de seis velocidades e transmissão final por eixo-cardã, e, em virtude da grande entrega de torque e potência, as relações de marcha (seis velocidades) são bem longas, ideais para quem gosta de por o pé (ou as rodas) na estrada. Ainda, a moto está equipada com o que há de mais moderno em termos de suspensão e freios. Destaque para a o sistema CBS (Dual Combined Brake System). Na prática é só pisar no pedal que a força de frenagem é transmitida para a dianteira e traseira simultaneamente.
A moto pode receber também diversos acessórios. Em vez de pedaleiras, ela poderia estar equipada com plataformas retráteis, como a maioria das Harley. Além disso, na VTX pode-se instalar pára-brisa, faróis auxiliares, sissy-bar (encosto para a garupa), alforjes, entre outros itens que vão deixar a moto mais confortável para se viajar.