A Honda Automóveis inicia uma nova e importante etapa em sua atuação no País e que será a responsável direta em agilizar a fabricação de seus modelos nacionais, New Civic e Honda Fit. Dois dos principais processos para a fabricação de motores e que eram realizados no Japão - fundição e usinagem dos blocos e cabeçotes - passam a ser executados no recém-inaugurado setor Power Train.
A inauguração do novo setor Power Train localizado na Fábrica de Sumaré (SP) e que consumiu investimentos na ordem de R$ 130 milhões, ocorre no melhor momento da história da empresa no Brasil. Impulsionada pela grande aceitação de seus produtos no mercado, a Honda Automóveis não pára de quebrar recordes. Exemplo desse cenário ocorreu em abril, quando foram emplacadas 10.747 unidades, o que significou a melhor marca mensal nesses mais de dez anos de produção em território nacional.
Essa consolidação como uma das principais fabricantes e o crescimento constante em vendas foram os principais motivos que determinaram a construção do setor Power Train. Pelo elevado valor de aporte financeiro, o projeto da área seria viável somente com um volume de produção sustentável e que beirasse a casa das 100 mil unidades anuais.
Outros fatores realçam a importância do novo setor Power Train, já em pleno funcionamento. Sua implantação reduzirá os reflexos da variação cambial no custo do veículo. Também minimiza eventuais efeitos com o processo logístico e possibilita uma resposta ainda mais rápida para eventuais melhorias na fabricação.
Localizado numa área de 13.500 m2, o setor tem capacidade para produzir 12.500 unidades mensais, em três turnos de trabalho. Esse número deverá aumentar num curto espaço de tempo. Para o segundo semestre de 2009, está prevista a instalação da 2ª linha de blocos e cabeçotes. Desta forma, ampliará suas instalações para 17.000 m2 e a capacidade produtiva subirá para 16.300 mil unidades/mês. Essa expansão também se deve ao inicio, no mesmo ano de 2009, das atividades da fábrica de automóveis da Argentina.
Estrutura de Ponta
Todo o montante do investimento foi aplicado na construção da moderna edificação que conta com equipamentos de ponta. Hoje, o setor Power Train está dividido em duas áreas: fundição e usinagem. Na primeira, possui uma injetora de alta pressão (HPDC) importada da Suíça para a fabricação de bloco do motor, uma injetora de baixa pressão (LPDC) e duas macheiras para a fabricação de machos de areia.
Além disso, o espaço concentra uma série de equipamentos periféricos, como rebarbador de peças e desmoldador de areia. Um detalhe: todos são nacionais. A indústria brasileira também está inserida na área de usinagem. O setor conta com 24 centros de usinagem, equipamento de testes de estanqueidade e lavadoras, entre outros itens.
Devido a essa ampliação, a Honda Automóveis abriu 180 novos postos de trabalho. E todos os colaboradores da nova Unidade, sem exceção, foram capacitados por profissionais das Unidades Honda em Sayama e em Suzuka, no Japão, além de treinamentos sistemáticos na própria fabrica de Sumaré.