A Honda começou a fabricar nesta segunda-feira (16) a versão de produção do conceito FCX Clarity, seu primeiro modelo de série movido a hidrogênio, na fábrica de Takanezawa-machi, no Japão. O sedã será vendido nos Estados Unidos a partir de julho, chegando ao mercado japonês em setembro.
Com um motor de 136 cv movido a hidrogênio e eletricidade, o Clarity tem eficiência três vezes maior do que um modelo equivalente à gasolina, sendo capaz de rodar por 620 km com um tanque completo. A velocidade máxima alcançada pelo sedã é de 160 km/h.
O FCX Clatiry extrai energia elétrica de uma reação eletroquímica entre hidrogênio e oxigênio, que ocorre dentro da célula de combustível. O único produto dessa reação é a água, não sendo despejado no ambiente nenhum gás nocivo, como o dióxido de carbono ou o monóxido de carbono.
Inicialmente, 200 unidades serão disponibilizadas pela Honda nos próximos três anos. O maior problema a ser enfrentado pelos donos do FCX Clarity é a dificuldade para o abastecimento, já que existem poucos postos com hidrogêncio disponíveis nos Estados Unidos.
O sedã será vendido por meio de um contrato especial, no qual durante três anos o comprador pagará parcelas mensais de US$ 600 (cerca de R$ 1 000), somando um valor total de US$ 21 600 (R$ 35 000). Durante esse tempo, o proprietário terá direito a manutenção e seguro contra colisão.