A VW revela as primeiras fotos oficiais do Gol, cujo lançamento oficial acontece neste domingo, dia 29, na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Com design mais moderno, o carro traz novos detalhes no acabamento e, de acordo com a montadora, terá mais espaço interno, além de novas opções de motor e câmbio.
Sobre uma nova plataforma, a mesma que utiliza o Polo e Fox, o novo Gol vem com a suspensão dianteira e a coluna de direção do novo Seat Ibiza. Abandonou os motores longitudinais e os velhos blocos AP-1.6 e 1.8. No lugar veio o EA-111 1.6 VHT (do Polo e Fox), de 101/104 cv. O 1.0 também é novo, o VHT de 72/76 cv. O espaço interno está maior, especialmente no banco traseiro, e o porta-malas foi mantido.
Na parte interna, o painel continua sendo feito com o plástico rígido, mas ficou melhor que o do Fox. O quadro de instrumentos está melhorado, com velocímetro e conta-giros (menos na versão básica) do mesmo tamanho, iluminação azulada e até computador de bordo como opcional. O volante é semelhante ao do Fox, e pode ter os comandos do rádio embutidos. Também como opcional, o Gol passa a oferecer airbags frontais e ABS.
Na dianteira segue o padrão dos novos VW mundiais, que lembram as do utilitário esportivo Tiguan, nas laterais apelam para vincos e, atrás, têm lanternas de contornos retangulares. O novo modelo promete segurar a liderança de vendas do Gol no mercado, modelo imbatível há mais de 20 anos.