O Novo Gol chega ao mercado com muitas novidades. O carro passou pela mudança mais profunda de sua história, sendo redesenhado da grade dianteira à tampa do porta-malas. Agora ele é construído sobre a mesma plataforma de Fox e Polo, traz motores 1.0 l e 1.6 l, além de um design que pouco lembra um carro de entrada. E o refinamento é tanto que sua suspensão dianteira é usada na plataforma PQ25, a mesma do novo Seat Ibiza, e dos futuros Audi A1 e novo Polo.
O novo modelo conta com 3,89 metros de comprimento, 1,65 m de largura e 1,46 m de altura, com 2,47 m de distância entreeixos. O atual mede, respectivamente, 3,93 m de comprimento; 1,62 m de largura; 1,41 m de altura e tem 2,46 m de entreeixos.
Um dos pontos fortes do novo Gol é o design. Desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen, que levou as linhas para aprovação na matriz, em Wolfsburg, o projeto, teve inspiração no primeiro Gol, lançado em 1980. A frente é bastante parecida com a do Tiguan. Ainda, seguindo as tendências aplicadas em modelos mais recentes, o Gol traz uma linha de cintura com traseira bem elevada em relação à frente para dar mais esportividade ao desenho. O aerofólio que se integra ao teto, presente em todas as versões, também tem a mesma missão.
Internamente, o painel possui uma mistura de Gol G4 com Polo. Do primeiro vêm os difusores de ar redondos e a inspiração para o desenho do console central. Os mostradores agora são como os do Pólo. O acabamento também evoluiu. Há ainda até oito porta-objetos espalhados pelo interior. O porta-malas leva 285 litros de bagagem.
O motor 1.0 l bicombustível, agora batizado de VHT (Volkswagen High Torque, ou torque muito alto), é capaz de desenvolver 76 cv de potência a 5 250 rpm e 10,6 kgfm de torque a 3 850 rpm com álcool. Usando gasolina, os números caem para 72 cv e 9,7 kgfm nas mesmas rotações. De acordo com a VW, a velocidade máxima é de 167 km/h (com gasolina) e 169 km/h (com álcool) e a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 13,4 s, com gasolina, e 12,9 s, com álcool. O consumo urbano é de 14,1 kml/l com gasolina e 9,6 km/l com álcool. Na estrada, são 18,6 km/l com gasolina e 12,6 km/l com álcool.
O propulsor VHT 1.6 l leva o Gol a alcançar 104 cv a 5 250 rpm e 15,6 kgfm a 2 500 rpm com álcool e 101 cv e 15,4 kgfm nessas faixas de giro com gasolina. Os dados de desempenho são velocidade máxima de 190 km/h (gasolina) e 192 km/h (álcool) e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 s (gasolina) e 9,6 s (álcool). O consumo na cidade é de 13,1 km/l com gasolina e 8,8 km/l com álcool. Na estrada é de 18,5 km/l com gasolina e 12,4 km/l com álcool.
O modelo 1.0, antes vendido a R$ 28 690,00, custa agora R$ 28 890,00. A seguir vem a opção com módulo Trend (a Volks não a considera uma versão), por R$ 29 825,00. O Gol 1.6 começa em R$ 32 290,00 e chega a R$ 33 235,00 com módulo Trend e atinge os R$ 36 420,00 no top de linha Power. Airbag, ABS e o computador de bordo I-System estão disponíveis como opcionais em qualquer uma das versões.
FICHA TÉCNICA – VOLKSWAGEN GOL 1.0 VHT Total Flex
Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas
Cilindrada: 999 cm³
Potência: 76 cv a 5 250 rpm – com álcool
Torque: 10,6 kgfm a 3 850 rpm
Câmbio: mecânico, 5 marchas mais marcha à ré
Dimensões: 3,89 m (comprimento), 1,65 m (largura), 1,46 m (altura), 2,46 (entreeixos) Porta-malas: 285 litros
Preço: a partir de R$ 28 990,00
FICHA TÉCNICA – VOLKSWAGEN GOL 1.6 VHT Total Flex
Motor: 4 cilindros em linha, 8 válvulas
Cilindrada: 1598 cm³
Potência: 104 cv a 5 250 rpm – com álcool
Torque: 15,6 kgfm a 2 500 rpm
Câmbio: mecânico, 5 marchas mais marcha à ré
Dimensões: 3,89 m (comprimento), 1,65 m (largura), 1,46 m (altura), 2,46 (entreeixos) Porta-malas: 285 litros
Preço: a partir de R$ 32 290,00