Fruto da criatividade da Citroën, o C3 Picasso destaca-se ao mesmo tempo ao apresentar um estilo audacioso, uma arquitetura inovadora e uma engenhosidade surpreendente.
Com um comprimento de 4,08 m, uma largura de 1,73 m e uma altura de 1,62 m, ele apresenta uma parte dianteira surpreendentemente compacta e um desenho traseiro totalmente vertical. Este arranjo inédito das proporções oferece a cada um dos passageiros uma notável habitabilidade, além de um generoso porta-malas de 500 litros VDA.
No novo modelo, os assentos traseiros são fracionados e deslizam independentemente sobre 150 mm para instalar confortavelmente todas as pessoas, independente do tipo físico ou da altura. O posto de direção oferece uma visibilidade periférica sem igual, graças à inovação de seu pára-brisa em três partes, com montantes afinados, e aos assentos altos, que permitem dominar a estrada. E entre as mais extensas do segmento, a superfície envidraçada total pode, de fato, chegar a 4,52 m² com o teto panorâmico.
O C3 Picasso é equipado por uma gama de motores potentes e eficazes. O veículo recebe de fato dois motores a gasolina de nova geração, o VTi 95 e o VTi 120, que vêm se juntar às motorizações diesel HDi 90 e HDi 110 FAP para o alto desempenho já tradicionais da Marca. Os motores HDI se beneficiam da assinatura Airdream, destinada aos veículos da gama Citroën que se destacam no respeito ao meio ambiente.
A nova silhueta da família C3 será apresentada no próximo Salão Mundial do Automóvel de Paris, antes do início de sua comercialização na Europa, no primeiro trimestre de 2009.