Oferecida primeiramente na Europa ainda neste ano, a quinta geração do Fiesta chega com seis opções de motor, entre as movidas a diesel e a gasolina. Os propulsores de entrada serão os três integrantes da família ECOnetic, que começam no 1.25 l a gasolina com 60 cv de potência até o 1.4 l com 96 cv, que poderá ser equipado com câmbio automático. O bloco mais potente será o 1.6 Duratec Ti-VCT, que desenvolve 120 cv e será utilizado na versão esportiva Zetec S. Com ele, o Fiesta concilia bom desempenho (aceleração de 0 a 100 km/h, por exemplo, em 9s9) com uma média de consumo na casa dos 16,9 km/l.
As motorizações a diesel englobam o 1.4 Duratorq e o 1.6 Duratorq TDCi, este equipado com filtro de particulados para o combustível e com alguns ajustes na central de controle da injeção eletrônica, que resultam em uma emissão de 99 g/CO2 por quilômetro quadrado. Outra informação fornecida pela Ford nesta sexta-feira (11) diz respeito aos nomes dos diferentes acabamentos da linha Fiesta. São eles: Studio, Style, Style Plus, Zetec, Zetec S e Titanium.
Segundo a Ford, a carroceria está mais rígida, o que tornará o Fiesta interessante para quem procura diversão ao volante. Abertura interna do bocal do tanque de combustível, travamento das portas a distância (keyless) e botão “Ford Power” para partida do veículo serão itens de série em todos os pacotes de acabamento. Para as versões mais equipadas, Zetec e Titanium, estão reservadas algumas novidades, como um conjunto de projetores que fornecem uma iluminação vermelha para o interior. Como opcional de destaque encontra-se o Ford Human Machine Interface, um computador de bordo com uma tela de 3,5” que permite controlar as principais funções do carro.
A Ford anunciou que o compacto será vendido na Europa, Ásia, África do Sul, Austrália e Américas entre 2008 e 2010. Os modelos de três e cinco portas serão vendidos na Europa e China ainda este ano e outras versões, incluindo um sedã de quatro portas, vão alcançar o resto da Ásia em 2009 e América do Norte em 2010. Não se sabe se o Fiesta mostrado nas fotos chegará também ao Brasil como sucessor do modelo vendido aqui atualmente. Tudo indica que um novo carro será desenvolvido com base nele para vendas no mercado local.