O Peugeot 307 fez sua estréia no segmento dos médios, trazendo uma nova proposta em termos de projeto, espaço, conforto e segurança. Com teto alto, grande área envidraçada, elevado nível de equipamentos e espaço interno superior ao dos modelos de sua classe, o novo Peugeot vai concorrer com Golf, Astra, Focus, Brava, Xsara e Audi A3. Está disponível nas versões Soleil, Passion e Rallye, de três e cinco portas, em duas opções de motorização: 1.6 16V de 110 cavalos e 2.0 16V de 138 cv (esta só no segundo semestre de 2002).
O modelo impressiona pelo elevado nível de equipamentos. Um sistema multiplex de centrais eletrônicas controla todas as funções do carro. O limpador de pára-brisa é automático e entra em ação aos primeiros pingos de chuva. Os faróis acendem ao detectar a redução de luz natural, como no pôr-do-sol ou ao passar por um túnel. Em frenagens de emergência, o pisca-alerta é ativado para avisar o motorista do veículo de trás.
As outras novidades do 307 ficam por conta do teto-solar (de vidro) com ajuste automático de abertura, pára-brisa com película que "filtra" a transmissão de calor para a cabine, indicador digital de troca de óleo e de manutenção (no quadro de instrumentos) e controle de som junto ao volante, com dial digital no painel.
Com assento regulável em 15 posições e volante com ajuste de altura e distância, o 307 se adapta a motoristas de qualquer estatura. Dotado de um enorme pára-brisa, o modelo oferece ampla visibilidade. Por ser mais alto em relação ao chão, o acesso aos bancos se dá de maneira bastante fácil. O espaço interno é generoso tanto na frente quanto atrás.
De acordo com a fábrica, o Peugeot 307 acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e atinge 190 km/h, se mostrando bastante ágil. Ele só demonstra lentidão nas retomadas de velocidade, a partir de 100 km/h, em quinta marcha, em que a recuperação fica mais difícil. O consumo médio é de 13,8 km/l. Uma performance compatível com a potência, o porte e o peso do carro (1.176 kg). Além de esperto em altas rotações, o modelo se destaca pela firmeza, maciez e baixo nível de ruído. O sistema de freios - com disco nas quatro rodas - também surpreende positivamente.