Mesmo quando parado, o visual vigoroso chama a atenção. Os pára-lamas largos, o spoiler traseiro retrátil e a saia traseira com aletas no extrator indicam suas origens nas corridas, o que faz parte da filosofia corporativa da Mercedes-AMG há mais de 40 anos. É inquestionável a semelhança entre o novo SL 65 AMG Black Series (Série Preta) com modelos de corrida da AMG, como o atual DTM Classe C ou o CLK-GTR da FIA-Série GT de 1997.
Amplas aberturas de ar no pára-choque dianteiro e no capô são as mais claras indicações da alta potência deste motor AMG de doze cilindros, biturbo-alimentado. Com capacidade de 5.980 cm3, o motor AMG V12 gera potência máxima de 493 kW/670 cv a 5.400 rpm e um torque limitado eletronicamente de 1.000 Nm entre 2.200 e 4.200 rpm. Sem um limitador, o motor AMG conseguiria torque máximo de 1.200 Nm. Comparado com o pacote básico do SL 65 AMG (potência de 450 kW/612 cv), os novos turbocompressores foram aprimorados. A seção transversal do espiral da turbina foi aumentada em 12%, assim como os dutos da válvula wastegate. Dutos de admissão, intercooler 30% maior e novo design do sistema de escapamento, que reduz a contrapressão dos gases, foram outras alterações para a obtenção da potência extra. O efeito “colateral” dessa usina de força é o ronco característico de um V12 de competição.
A ótima relação peso/potência garante o desempenho
As extraordinárias especificações do motor, que tornam o SL 65 AMG Black Series o mais potente modelo AMG da história, contribui para produzir dados excepcionais de desempenho: desde a partida do veículo parado ele leva apenas 3.9 segundos para atingir 100 km/h; a velocidade máxima é 320 km/h (limitada eletronicamente).
Outro fator responsável por sua excelente dinâmica é a atraente relação peso/potência de 2,79 kg/cv, resultado da massa total de 1.870 kg. Isto torna o SL 65 AMG Black Series cerca de 250 kg mais leve do que o SL 65 AMG. Numerosos componentes da carroceria são feitos de compostos de fibra de carbono especialmente leve e de alta resistência (CFRP), uma tecnologia já bem testada em competições. O pára-lama dianteiro mais largo em 14 cm, a saia dianteira, o capô e a tampa do porta-malas são todos feitos de CFRP. Grandes aberturas no capô garantem que o excesso de calor seja desviado para fora do motor. Nas laterais, o charme surge nos emblemas “V12 Biturbo”.
Novo teto CFRP e a barra do santantônio integrada
O teto todo em fibra de carbono agora possui um design completamente novo. Ele não somente possui a barra protetora (santantônio) integrada, bem como perdeu a capota retrátil que é titica da Classe SL. Desta forma, a linha superior do Black Series apresenta um perfil mais baixo. O spoiler traseiro de CFRP, oculto na tampa do porta-malas, automaticamente se projeta 12 cm para fora a 120 km/h, efetivamente reduzindo a força de elevação sobre o eixo traseiro em alta velocidade. Olhando-se por trás, o aspecto que chama a atenção é a nova saia traseira com seu difusor. Escondido dentro dele fica o sistema de resfriamento ativo para o bloqueio do diferencial.
Novas rodas, otimizadas quanto ao peso, feitas de liga forjada com design Twin-spoke da AMG (19 polegadas na frente e 20 pol na traseira), ocupam esteticamente cada alojamento de seu pára-lama. Com sua pintura preta, superfície de alto-brilho e acabamento fosco, elas emprestam uma nota extravagante ao perfil lateral.
Transmissão elétrica com embreagem dupla e quatro modos de transmissão
Para combinar com o potencial de excelente desempenho e com a dinâmica de acionamento versátil, o SL 65 da Série Preta da AMG também exibe uma unidade de força e suspensão ideais. A transmissão automática de cinco marchas AMG SPEEDSHIFT PLUS transmite a força às rodas traseiras. Pode-se optar entre quatro modos de transmissão: "C", "S", "M1" e "M2" que possui tempos de mudanças de marchas 25% mais rápidos do que no modo "M1". O acoplamento do bloqueio do conversor de torque garante mudanças extremamente diretas em todas as situações de condução do veículo desde a primeira marcha. A função automática de desacoplamento duplo (double-declutch) não somente torna as passagens para marchas inferiores uma tarefa mais agradável, mas também garante que o efeito da alteração da carga fique reduzido.
Suspensão esportiva com molas ajustáveis e ESP de três estágios
A suspensão esportiva AMG inspira-se totalmente em carros de corrida: com molas helicoidais ajustáveis, os amortecedores também podem provar acertos diferentes de altura de operação, assim como convergência e cambagem das rodas. Isto significa que o motorista pode ajustar a suspensão da forma que melhor atenda aos seus próprios requisitos pessoais quando estiver dirigindo em circuitos de alta velocidade. Comparado com o SL 65 padrão da AMG, a bitola dianteira da Black Series é 97 mm maior (85 mm maior na traseira). A relação de direção é 8% mais direta, enquanto o diferencial exibe bloqueio de até 40% para otimizar a tração.
A função esportiva do ESP? de três estágios é um símbolo de máximo prazer em dirigir e dinâmica excelente de operação: o motorista pode optar entre "ESP ligado", "ESP esportivo" e "ESP desligado" pressionando o botão do ESP?; o painel de instrumentos do AMG indicará então o modo que está ativado no mostrador central.
Pneus esportivos e freios a disco combinados para melhor desempenho
A combinação de roda-pneu escolhida também é responsável pelo desempenho do SL 65 Black Series nos circuitos de corrida. Pneus 265/35 R 19 se encaixam nas rodas AMG de liga leve com largura de 9.5 polegadas do eixo dianteiro. O formato impressionante do eixo traseiro é devido às rodas de liga leve AMG 11.5 x 20 com pneus 325/30 R 20. A Dunlop, parceira em corridas da DTM , fornece os pneus esportivos “Sport Maxx GT” que proporcionam uma aderência muito boa e permitem velocidades incríveis em curvas.
Freios a disco ventilados e perfurados, construídos com materiais especialmente robustos, são utilizados no esportivo AMG. Na frente, a frenagem é realizada por pinças de seis pistões e discos de 390 x 36 mm; nos eixos traseiros, essa tarefa é realizada por pinças de quatro pistões e discos de 360 x 26 mm.
Um interior funcional
Couro napa, Alcântara e carbono: o interior do AMG SL 65 Black Series proporciona uma atmosfera perfeita para empolgar os entusiastas de automóveis esportivos de corrida. O interior, totalmente em preto, caracteriza-se pela funcionalidade de um carro esporte.
Os bancos individuais esportivos AMG proporcionam apoio lateral perfeito aos ocupantes quando o veículo faz curvas em velocidade. Os bancos sem airbags laterais são estofados com couro napa e Alcântara, com as letras AMG em relevo nos apoios de cabeça. Com 15 milímetros a menos de diâmetro, perfil rebaixado liso e ambos os lados perfurados para facilidade de “pega”, o volante de direção AMG Performance proporciona o máximo de controle do veículo. As borboletas de mudança de marchas em alumínio na cor prata permitem a seleção manual de trocas de marchas.
Outros destaques do console central são as peças de carbono de alta qualidade dos painéis, a nova alavanca de seleção com carbono embutido e o logotipo da AMG com os dizeres “Black Series”. Aspectos que harmonizam são os painéis centrais de carbono das portas com as letras AMG em relevo, juntamente com as guarnições do teto e as colunas A e C estofadas em antracito Alcântara. O painel de instrumentos AMG tem um design totalmente novo. O velocímetro preto com leitura de até 360 km/h também foi redesenhado, e o mesmo ocorreu com o contagiros branco, que possui quatro leds integrados para informar ao motorista os pontos ideais de mudança de marchas.
Desenvolvimento exaustivo em todas as áreas climáticas do mundo
Os desenvolvimentos e testes exaustivos do SL 65 AMG Black Series começaram em 2006. Os engenheiros e técnicos da AMG fizeram test drives com dez protótipos e veículos experimentais em todas as áreas climáticas do mundo. Seja nos circuitos rápidos de Nürburgring, na pista de testes de alta velocidade de Nardo (Itália), testes em túneis de vento, test drives intensivos no calor do verão ou no frio do Ártico ou em testes de colisão real – o novo cupê de alto desempenho da AMG teve que provar que estava pronto para produção em todas as condições. No total, o modelo foi experimentado por cerca de 30.000 km em vários circuitos, metade dos quais foram somente no anel do norte de Nürburgring, que é reconhecido como o circuito de corrida mais difícil do mundo.
Como os SLK 55 AMG Black Series e o CLK 63 AMG Black Series apresentados anteriormente, o SL 65 AMG Black Series também foi desenvolvido no AMG PERFORMANCE STUDIO, inagurado em 2006. Os primeiros veículos serão entregues aos clientes a partir de novembro de 2008.