A Volkswagen revelou os detalhes da sexta geração do Golf, que será lançada no Salão de Paris, em outubro. O modelo começará a ser vendido logo em seguida com três ou cinco portas.
O novo Golf, segundo a VW, tem semelhanças com o design do novo Scirocco. Os faróis têm formato bastante parecido e a grade é um pouco mais larga no novo modelo. Na traseira, as lanternas se destacam pelo seu tamanho. Elas são mais compridas que as utilizadas no modelo atual, mas mantêm as linhas básicas. O recorte da tampa do porta-malas se parece muito com o da quinta geração, mas com alguns vincos a mais. Os retrovisores agora trazem os repetidores laterais e as rodas continuam com desenhos inspirados em veículos esportivos.
O interior do modelo conta com detalhes semelhantes também ao do Scirocco, como as saídas de ar e o monitor no centro do console, com comandos para navegação e configuração do veículo. O painel foi redesenhado e o acabamento ficou mais refinado. A cabine conta com um maior isolamento acústico, e até mesmo o espelho lateral ficou mais aerodinâmico, diminuindo o nível de arraste e de ruído.
Entre os equipamentos, o Golf VI terá controle de velocidade ativo (ACC), suspensão com firmeza variável (DCC), sete airbags, encostos de cabeça ativos, luzes diurnas, controle de estabilidade (ESP) aprimorado e sistema de estacionamento automático.
Além das versões diesel, 1.6 e 2.0, o Golf IV ainda terá quatro opções a gasolina. O modelo de entrada vem com um 1.4 aspirado, de 80 cv, que será restrito a alguns mercados. Além dele, serão oferecidos modelos 1.6 de 102 cv e versões turbinadas do 1.4, com potências de 122 a 170 cv. Para a versão GTI, um 2.0 turbo de, no mínimo, 200 cv. E ainda está em estudo, para 2010 ou 2011, uma versão híbrida, com o propulsor 1.4 associado a um motor elétrico. O veículo é 30% mais eficiente no consumo de combustível, e entre os equipamentos que contribuem para isso está o câmbio de relações curtas, assim como os pneus de baixa resistência.
As vendas da sexta geração do Golf começam em outubro na Europa, seguida por África, Ásia, Austrália e América do Norte.