Julho foi histórico para o grupo Honda no Brasil. Representou o melhor desempenho mensal em vendas em dois de seus pilares de atuação. Motocicletas e automóveis bateram recordes em setores cada vez mais competitivos da economia nacional. O segmento de produtos de força também atingiu números expressivos no mês.
Moto Honda quebra recorde
Líder no segmento, a Moto Honda da Amazônia também comemorou os resultados. Desde sua chegada ao país, na década 70, jamais havia alcançado números tão expressivos. Apenas em julho, comercializou 130.695 unidades - 29,8% a mais que o número alcançado no mesmo período do ano passado.
Tudo isso é reflexo da grande aceitação dos produtos da marca. A família CG, por exemplo, com 82.748 motocicletas comercializadas em julho deste ano, obteve aumento de 41,3% comparando-se ao mesmo mês do ano anterior.
Esse resultado foi impulsionado pela CG 125 Fan, com incremento de 69,8% (total de 35.591 unidades). Também cresceram em comparação a julho do ano passado a CG 150 Titan ESD (30,3%), a CG 150 Titan ES (26,3%) e a CG 150 Titan KS (24,1%).
Na linha on-off road, a NXR 150 Bros atingiu a marca das 8.489 motocicletas vendidas, tendo desempenho 10,9% melhor em comparação ao mesmo período de 2007. Vale destacar ainda a NX4 Falcon, com 1.438 unidades comercializadas e crescimento de 32,2% em relação a julho do ano passado.
Os modelos CRF 230F, CBX 250 Twister e XR 250 Tornado alcançaram um incremento de 23,9%, 21,4% e 31,4%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2007. A motoneta Biz 125 +, por sua vez, obteve aumento de 29,5% (total de 2.224 unidades) quando comparada a julho do ano passado.
O segmento de importadas teve suas vendas acrescidas em 25,8% comparando-se com o mesmo período do ano passado. A GL 1800 Gold Wing obteve o resultado mais expressivo - incremento de 142,9% -, enquanto a VTX 1800C saltou 71,4%, as duas em relação a julho de 2007.
Honda Automóveis em constante ascensão
No segmento de automóveis, a Honda obteve a melhor marca de comercialização num único mês nesses mais de dez anos de atuação. Enquanto a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) anunciou o recorde histórico de vendas mensais (270.497 unidades), a empresa emplacou 10.791 unidades.
Com isso, contabiliza 66.360 automóveis vendidos no acumulado entre janeiro e julho de 2008. Isso representou acréscimo de 53% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os modelos nacionais foram os principais destaques.
Em julho, o Honda Fit teve 3.930 unidades vendidas. Ou seja, 40% a mais se comparado com o mesmo período de 2007. Os 31 dias de julho também impulsionaram as vendas do sedã New Civic, o 9º carro mais emplacado nacionalmente. Foram 5.683 veículos comercializados (59% a mais que em 2007).
Os modelos importados chamaram a atenção. A versão 4x2 do importado CR-V, lançada no primeiro semestre deste ano, por exemplo, emplacou 840 unidades somente em julho. Com apenas cinco meses de comercialização, contabiliza 2.064 veículos comercializados.
Quadriciclos
As vendas da linha ATV (All Terrain Vehicle) tiveram crescimento de 117,6% em relação ao mesmo período de 2007. Parte desse resultado se deve à boa aceitação do público brasileiro ao modelo TRX 420 Fourtrax, lançado em março desse ano e que, em julho, comercializou 190 unidades. O novo veículo é símbolo da evolução tecnológica e chegou ao mercado para consolidar a liderança da Honda no segmento de quadriciclos.
Produtos de Força
O terceiro pilar de atuação da Honda no Brasil - o segmento de produtos de força - (tais como geradores, motores estacionários, roçadeiras, cortador de grama e motores de popa) acompanhou o crescimento visto nos setores de duas e quatro rodas. Em relação a julho do ano passado, a linha obteve um incremento total de 31% nas vendas.
Os cortadores de grama, mundialmente conhecidos por seu fácil acionamento, baixo nível de ruído e de emissão de poluentes, tiveram o desempenho mais expressivo: melhora de 396%. Em segundo lugar no ranking de crescimento ficaram os motores de popa, que saltaram 133% em relação ao mesmo período de 2007. As motobombas, duráveis e com alta vazão, sofreram um acréscimo de 116% em vendas. Geradores (86%) e motores estacionários (10%) também contribuíram para o bom desempenho dentro do setor.
Nestes 37 anos de atuação no Brasil, a Honda reafirma sua confiança no mercado brasileiro. Exemplo disso é a manutenção da política de investimentos contínuos, qualificação de seus profissionais e aprimoramento de seus produtos e serviços.