A Honda divulgou as primeiras imagens oficiais do sedã, que passou por leve reestilização. O Civic 2009 ganhou na dianteira novo pára-choque com entradas de ar maiores e a grade foi redesenhada, ficando parecida com a do Accord, modelo acima do Civic. Na traseira a novidade é o filete cromado na tampa do porta-malas, além de incorporar um pequeno aerofólio sob o compartimento de bagagens. As mudanças ainda trazem novas rodas para as versões EX, EX-L e Si (aqui são vendidas a LXS, EXS e Si) e faróis de neblina para o modelo esportivo. Nos Estados Unidos, a Honda lançou mais duas opções: a LX-S, com novas rodas e pacote de equipamentos, e a DX, que traz como novidade um sistema de áudio.
As opções de motorização seguem sem modificações, continuando o 1.8 litro de 140 cv (Civic DX, DX-VP, LX. EX e EX-L) e 2.0 litro de 197 cv, (Civic Si). A variante com propulsão hibrida (Civic HYBRID) mantém o conjunto 1.3 litros de 90 cv associado a um motor elétrico de 30 cv. Todos os modelos com motores convencionais contam com a opção de câmbio automático ou manual de cincos velocidades, exceto a versão esportiva Si, que vem com a transmissão manual de seis marchas.
Todas as versões do Civic 2009 nos Estados Unidos trazem de série sistema de conexão com celular via Bluetooth e navegador GPS. As versões EX, EX-L, Si e Hybrid, contam ainda com entrada auxiliar USB para conexão de MP3 players portáteis e sistema de controle eletrônico de estabilidade.
A montadora ainda não se manifesta oficialmente sobre as mudanças para o mercado nacional, mas, ao que tudo indica, elas deverão ser incorporadas no carro a partir do próximo ano, já que o histórico da montadora aponta para a venda de modelos alinhados com o exterior.