Depois de vazarem as fotos na internet, a Renault apresentou a nova geração do Mégane. Além das imagens, foi revelada em todos os detalhes pela marca francesa, que será fabricado no Brasil a partir de 2010. Ele chega para brigar com modelos como o Volkswagen Golf VI, Focus e Peugeot 308, alguns dos modelos mais vendidos da Europa – onde os hatchs dominam o mercado com cerca de um terço das vendas.
Na Europa, ele terá versões a diesel, utilizando motores 1.5 dCi com potência que varia entre 90 cv e 160 cv. Os modelos à gasolina terão mais opções: 1.4 TCe de 130 cv, 1.6 16V de 100 cv, 2.0 16V de 140 cv e outro de 180 cv. Haverá opção de câmbio manual e automático.
Como nas demais gerações, o design do Mégane impressiona. Ele mudou muito e traz linhas bem mais arredondadas do que as versões anteriores. A traseira tende a ser a parte mais polêmica. O vidro tem forma de V em sua parte inferior e as grandes lanternas invadem a tampa do porta-malas com um desenho bem diferente. A dianteira, por sua vez, é mais comportada e traz uma enorme entrada de ar no pára-choque.
No quesito equipamentos, ele traz CD-player com MP3, Bluetooth e entrada USB como item de série. DVD-player e navegador via satélite são opcionais. Como novidade, ele oferece cintos de segurança fabricados especialmente para evitar lesões na região do abdómen, além de faróis de xenônio, airbag, freios ABS e EBD. O controle de estabilidade continua sendo opcional mesmo na nova geração, o que já gerou protestos da imprensa internacional.
Dependendo da versão a transmissão pode ser automática ou manual, de 5 ou 6 velocidades, e um câmbio CVT (continuamente variável) está a caminho. Com essas armas, o Mégane chega à Europa em novembro, passando antes pelo Salão do Automóvel de Paris, em outubro. Segundo a Renault, até 2010 a família Mégane irá incluir outros seis modelos, entre eles um sedã, uma perua e um conversível de teto rígido.