A linha 2003 da GSX-R está mais potente e com menor peso. Seu peso baixou 2 kg e aumentou a sua potência aumentou - atualmente conta com 164 cv a 10.800 rpm.
Teve seu estilo foi remodelado, com linhas inspiradas na GSV-R de competição da classe MotoGP. O farol com dois refletores sobrepostos permitiu montar os dutos do sistema Ram Air (admissão de ar forçada proporcional à velocidade) mais próximo da linha de centro da moto, onde a pressão do ar é maior. O tanque está mais esguio na região junto ao banco e o quadro e a balança traseira vêm em preto-fosco.
O painel foi modificado, apresentando apenas o conta-giros analógico. A seu lado, um mostrador digital de cristal líquido (LCD) exibe velocidade, quilometragem, temperatura do motor e horário. Há também uma nova luz indicadora para troca de marcha.
A central eletrônica possui três vezes a memória da anterior e o escapamento é totalmente feito em titânio (exceto a cobertura do silenciador, que é de alumínio). O quadro é novo, com as vigas principais em alumínio extrudado, e os freios dianteiros ficaram menores (de 320 para 300 mm de diâmetro, com pinças de quatro pistões em vez de seis) e mais leves.
O motor da GSX-R 1000 permanece um quatro-cilindros em linha de 16 válvulas com injeção eletrônica. Uma das inovações do motor adotado este ano é um sistema de equalização de pressão no virabrequim.