A Volkswagen divulgou as primeiras informações a respeito do Golf GTI de sexta geração, que será apresentado no Salão de Paris, no início de outubro. O modelo é 50 cv mais potente que o Mark VI top de linha convencional e traz uma série de modificações estruturais para entregar uma tocada mais esportiva.
O GTI utiliza um motor 2.0 l turbo com injeção direta de combustível, desenvolvendo 210 cv de potência, com torque máximo de 28,5 kgfm, já disponíveis em 1 800 rpm. Com isso, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7s2 e a velocidade máxima fica em 239 km/h. Nunca um GTI foi tão rápido. Mas o foco da VW na preparação do modelo foi o seu comportameto dinâmico. Para isso, a suspensão foi totalmente reajustada, incorporando o sistema DCC Adaptative Chassis Control, que ajusta a rigidez dos amortecedores, e o diferencial eletrônico XDS, que otimiza a tração.
O visual segue o padrão GTI, com saias laterais, spoilers frontal e traseiro, aerofólio e a tradicional grade dianteira com a moldura vermelha e o logotipo da série. As rodas aro 18” lembram as da geração anterior que deixam à mostra as pinças vermelhas do freio. O interior é típico das versões GTI da VW na Europa, com bancos tipo concha com tecido de textura quadriculada, volante revestido de couro com base achatada, pedaleiras de alumínio e um câmbio manual de 6 velocidades, mas a opção automática não está descartada.