A Suzuki GSX-R1000, a inimiga número 1 da Yamaha R1, acaba de ser renovada. Na versão 2009, que começa a ser vendida no final deste ano na Europa e Estados Unidos, a motocicleta ganhou melhorias mecânicas e aerodinâmicas, além de modificações estéticas, como o novo formato de carenagem e mais opções de cores e personalizações.
Seguindo a moda inaugurada pela Yamaha, a superesportiva da Suzuki tem um design que privilegia a indução de ar para o motor. Com essa solução, em altas velocidades o motor, que já conta com 178 cv, ganha mais de 20 cv extras, graças à maior quantidade de ar na câmara de combustão. É como um turbocompressor natural.
Outra inovação da motocicleta é o uso de mais alumínio em componentes do motor substituindo o aço, que garantiu a redução de peso e melhoria no centro de gravidade da moto. A dupla saída de escape de titânio, além do novo visual, também passou um meticuloso serviço de engenharia, que reduziu as emissões e melhorou a vazão dos gases de escape, proporcionando mais potência, de acordo com a marca.
Para frear todo este conjunto de alto desempenho, a Suzuki atualizou o software do ABS da GSX, que agora responde de acordo com a velocidade e condições de rodagem, dosando de maneira mais uniforme a frenagem. Ainda não há previsão de chegada do modelo 2009 da R1000 ao Brasil. Nos EUA, ela tem preço sugerido de US$ 11.000 (R$ 21.220).