A Ford apresentou um sistema para controle de motorista chamado MyKey, que estreará em 2009 no Ford Focus cupê. É uma chave que permite controlar as condições de uso do veículo, como impor um limite de velocidade e até mesmo o volume máximo do rádio.
Essa seria uma forma de fazer com que os jovens dos Estados Unidos, que podem obter licença para dirigir aos 16 anos dependendo do Estado, conduzam de maneira mais segura quando os pais lhes confiam as chaves do carro. E os controles começam a valer assim que ela é inserida na ignição.
As informações armazenadas em um chip são lidas pelo sistema, que reproduz a programação estabelecida. Além da limitação da velocidade a 128 km/h e do volume do rádio a até 44% do total, o MyKey oferece uma série de outras funções. É possível programar alertas sonoros para determinadas velocidades (72 km/h, 88 km/h e 94 km/h), impedir o desligamento de dispositivos auxiliares – como o controle de tração – e antecipar o aviso de reabastecimento de 88 km restantes para 120 km.
Com o MyKey, o alarme para colocação do cinto também pode se tornar mais insistente. Nos veículos da Ford, o padrão é que o apito soe de seis em seis segundos a cada minuto, por até cinco minutos. Com o novo dispositivo, o aviso sonoro continua ininterruptamente a intervalos regulares, além de deixar o rádio mudo até que o cinto seja fixado.