NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS

Últimas notícias Lançamentos Avaliações Dicas Notícias Motos Salão de Automóvel Tuning e Turbo Carros Clássicos Significado Marcas

< voltar Enviar por e-mail
 
15/10/2008
Citroën C4 Pallas ganha motor flexível
Modelo mantém os preços inalterados em todas as versões.
 
   
 

Chega às concessionárias da marca Citroën o C4 Pallas equipado com motor flexível (gasolina-álcool). Integrante da linha Citroën 2009, o C4 Pallas Flex passa a ser oferecido em duas versões de acabamento, GLX e Exclusive, mantendo as características de desempenho, dirigibilidade, conforto e grande oferta de conteúdos de série que consagraram o modelo como um dos mais atrativos sedans do mercado nacional.

O novo motor Flex - apto a rodar com 100% álcool, 100% gasolina, ou com a mistura livre dos dois combustíveis -, mantém os 143 cv quando utilizado com gasolina e passa a gerar 151 cv quando utilizado com álcool, sempre a 6.000 rpm. O torque máximo é alcançado a 4.000 rpm - 200 Nm com gasolina e 212 Nm com álcool. Esses números tornaram o C4 Pallas Flex extremamente agradável de dirigir, tanto na cidade quanto na estrada.

Externamente, o modelo recebeu a identificação Flex na vigia traseira direita, além das indicações álcool/gasolina no interior da tampa de abastecimento. O desenvolvimento do Citroën C4 Pallas Flex foi totalmente elaborado pela Engenharia de Motores Mercosul da marca, com participação efetiva de técnicos da Magneti Marelli, destinado para o mercado brasileiro e ao mercado europeu.


Entre as alterações necessárias para a transformação do motor 2.0 16V (EW10A) em Flex, estão o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibragem foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e o gosto dos consumidores, que apreciam motores potentes e que ofereçam boas retomadas de velocidade. Não foi uma tarefa difícil: o motor 2.0 16V (EW10A) a gasolina utilizado anteriormente no Citroën C4 Pallas já oferecia potência elevada e uma excelente curva de torque, conseqüência direta do sistema de distribuição de regulagens variáveis (VVT) que permite um preenchimento otimizado das câmaras de combustão, qualquer que seja o regime do motor.


Além do calculador motor, a caixa de câmbio seqüencial auto-active, embora tenha mantido o mesmo escalonamento de marchas, também recebeu uma nova programação de software, específica para o motor flexível.

A Citroën divulgou apenas os preços das versões com câmbio automático: GLX, por R$ 69.495, e Exclusive, a partir de R$ 74.995. As configurações com transmissão manual chegam no prazo de três meses e não tiveram suas tabelas reveladas. Mas atualmente, o sedã custa R$ 65.640, na versão GLX, e R$ 72.405, no acabamento topo de linha Exclusive.


De gasolina para Flex
As principais alterações introduzidas no motor 2.0 16V para transformação em Flex:
· Utilização de sistema de injeção multiponto Magneti Marelli 6KPB (E100), que apresenta, como principal característica, uma evolução no processamento e na memória do calculador motor;
· Cabeçote (incluindo válvulas e sede de válvulas) com tratamento para resistir ao álcool;
· Coletor de admissão modificado, com tubulação e orifícios calibrados para partida a frio;
· Novos pistões e anéis com tratamento de superfície diferenciado;
· Novas bielas, do tipo fraturada;
· Evolução no material das bronzinas;
· Novas velas de ignição de menor grau térmico;
· Giglê de partida a frio adicionado ao coletor. Não houve necessidade de mudanças na tubulação do combustível: ela já havia sido desenvolvida para resistir ao álcool, já que esse combustível é misturado à gasolina vendida no Brasil.
· Caixa de câmbio seqüencial auto-active com nova programação de software, específica para o novo motor;
· Nova bomba de óleo com maior vazão e pressão de trabalho;
· Nova vareta de medição de óleos em material plástico;
· Nova bomba de água em alumínio;
· Bomba de combustível com tratamento especial e recalibrada para trabalhar com maior pressão (4,2 bar), já que o álcool demanda maior pressão de trabalho;
· Reservatório de partida a frio (625 ml) instalado no vão do motor e acionado em temperaturas abaixo de 14 graus. Acima desta temperatura, o motor entra em ciclo Otto com o próprio álcool.

Um modelo completo
O C4 Pallas Flex é um veículo que conta com um amplo pacote de equipamentos, garantindo máxima segurança e conforto aos seus proprietários. São cinco versões no total: 2.0 16V GLX Flex, 2.0 16V GLX Automático Flex, 2.0 16V Exclusive Flex, 2.0 16V Exclusive Automático Flex e 2.0 16V Exclusive Automático Flex com Pack Tecnologique.

As versões GLX Flex (manual e automática) trazem de série:
· Rodas de liga leve aro 16
· Freios a disco nas quatro rodas com ABS + EBD + AFU
· Airbags frontais
· Volante com comandos centrais fixos
· Display do painel translúcido
· Rádio CD player - MP3 frontal com comando no volante
· Computador de bordo multifunções
· Limitador e regulador de velocidade
· Perfumador de ambiente
· Banco do motorista com regulagem de altura e lombar
· Banco traseiro bipartido (1/3 e 2/3)
· Retrovisores externos com regulagem elétrica
· Vidros dianteiros e traseiros elétricos com dispositivo "um toque" e antiesmagamento
· Ventilação traseira com regulagem
· Apoio de braço central dianteiro e traseiro (com porta-objeto)
· Porta-luvas refrigerado e com iluminação
· Brake light
· Fixação ISOFIX para cadeiras de crianças nas laterais dos bancos traseiros
· Faróis com regulagem elétrica
· Chave com dispositivo antifurto transponder

Já as versões Exclusive Flex (manual e automática), trazem a mais que as GLX Flex:
· Detector de obstáculo dianteiro e traseiro
· Revestimento dos bancos em couro
· Faróis com acendimento automático
· Retrovisor interno eletrocromo
· Limpadores do pára-brisas com acionamento automático e indexado à velocidade do veículo
· Retrovisores externos rebatíveis eletricamente
· Ar condicionado digital com regulagem independente (dir./esq.)
· Faróis de neblina
· Ponteira do escapamento cromada
· Soleira cromada
· Revestimento da alavanca do câmbio e do volante em couro  

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

Notícias por marca
Alfa Romeo Audi BMW Bugatti Chana
Chevrolet - GM Chrysler Citroën Dodge Ferrari
Fiat Ford Honda Hyundai Jaguar
Jeep Kia Motors Lamborghini Land Rover Lexus
Lotus Mahindra Maserati Mazda Mercedes-Benz
Mini Mitsubishi Nissan Opel Peugeot
Porsche Renault Seat Subaru Suzuki
SsangYong Toyota Troller Volkswagen Volvo


Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba notícias.