As primeiras imagens da quarta geração do Prius vazaram na internet, acabando até então com o segredo. A publicação das primeiras imagem do híbrido mais bem sucedido do mundo são de autoria do fórum PriusChat, especialistas em debates sobre o compacto da Toyota.
O lançamento do novo Prius acontece em janeiro de 2009 no Salão de Detroit, no entanto, o carro renovado chega às concessionárias da Toyota nos países onde é vendido somente em 2010. O modelo não difere muito do Prius atual, mantendo o estilo notchback, com traseira curta e dianteira mais longa. Embora não seja possível ver a parte de trás, dá para perceber que incorporou traços típicos dos últimos carros da Toyota, como o Corolla e o Camry, conhecidos dos brasileiros. A semelhança é vista principalmente pelo design abaulado do capô e pelo desenho da grade dianteira.
Além do novo visual, especula-se que o novo Prius deva adotar um novo motor 1.6 a gasolina, substituindo o 1.5 atual. O conjunto motriz elétrico deve ficar mais eficiente, com baterias menores e com maior capacidade de armazenamento de energia, o que deve aumentar sua autonomia e reduzir o consumo. Outra novidade é a possível adição de painéis solares no teto do carro, que devem servir como uma fonte de energia auxiliar para equipamentos eletrônicos.
Sobre o Toyota Prius
O Prius foi lançado em 1997 no Japão, sendo primeiro carro híbrido produzido em massa no mundo. Concebido como uma alternativa aos problemas ambientais e de consumo de combustível, o modelo logo se tornou um sucesso em diversas partes do mundo, em especial nos Estados Unidos e alguns países na Europa. Atualmente, o carro é vendido em 40 países e sua produção ultrapassou a marca de um milhão de unidades este ano.
A motorização híbrida gasolina/elétrica consiste em um motor quatro cilindros a explosão 1.5 litro de 76 cv associado a outro elétrico de 67 cv. O funcionamento individual ou conjunto é determinado pelas condições de condução, proporcionando bom desempenho urbano e especialmente a economia de combustível.