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24/10/2008
New Fit: Literalmente, um novo carro
Segunda geração do monovolume chega às concessionárias totalmente modificada.
 
   
 

Definitivamente, um ditado popular tão comum no mundo do futebol, "Em time que está ganhando não se mexe", não se enquadra no perfil da Honda Automóveis. Veja o que aconteceu com o Honda Fit, um dos veículos mais vendidos em sua categoria e detentor de inúmeros prêmios no Brasil. Poucos imaginariam uma mudança tão radical. A Honda inovou mais uma vez e decidiu mudá-lo completamente. A segunda geração do monovolume que chega às concessionárias da marca é, literalmente, um novo carro.

Essa constatação não é exagero. Tudo foi modificado. A começar pelo seu nome. Agora é o New Fit. O número de versões aumentou. Antes, eram três. Agora, são quatro opções no mercado: 1.4l --LX e LXL-- e 1.5l --EX e a novidade EXL. Todas têm opção de transmissão manual e automática, a única da categoria, de cinco velocidades. Sobre o veículo, as diferenças começam num olhar. O design externo, por exemplo, incorporou traços esportivos e foi totalmente redesenhado.

Ao abrir a porta, mais alterações. Ficou mais espaçoso, uma vez que suas dimensões (comprimento, largura, altura, bitola e entre eixos) foram aumentadas. Assim, o conceito "mínimo para a máquina, máximo para o homem" está mais evidente na versão 2009. Isso sem contar que todas as versões dispõem de computador de bordo e têm a praticidade dos bancos traseiros com o sistema ULT, que oferece mais de dez configurações de posicionamento.

Sua motorização evoluiu. As versões (1.4l e 1.5l) serão produzidas com a nova geração do motor i-VTEC Flex, gerando mais desempenho e economia. No novo projeto do monovolume, a Honda conseguiu aumentar a potência. Na versão 1.4l aumentou 21,6%, enquanto na versão 1.5l teve um acréscimo de 10%.

A tecnologia de ponta também faz parte desse novo projeto do Honda Fit. Seja com o moderno sistema eletrônico de aceleração DBW (Drive-By-Wire), que proporciona melhor dirigibilidade, ou com o Advanced Compatibility Engineering (ACE), uma estrutura frontal interna para auxiliar na absorção e dispersão de impactos mesmo em colisões com veículos de diferentes portes e categorias, como SUV (Sport Utility Vehicle).

Descanso para o pé em todas as versões, rodas com novas dimensões, freios ABS (Anti-lock Braking Systems), porta-objetos em todas as portas e um conjunto óptico marcante são outros detalhes incorporados à nova geração do veículo que se transformou em sucesso no mercado nacional.

Se você quer os preços para ver se vale a pena o investimento, terá de aguardar mais um pouco, já que a Honda deve divulgá-los apenas no Salão do Automóvel. Atualmente, a versão 1.4 l começa em R$ 47.320,00 e a 1.5 l parte de R$ 54.025,00. Ainda não se sabe se os valores terão reajuste, mas tudo indica que eles subam algo em torno de 5% a 10%.


Um visual moderno

A Honda ousou no visual. Seu objetivo era encontrar formas que oferecessem uma menor resistência aerodinâmica e um espaço mais agradável aos ocupantes. Tudo foi desenhado para que atingisse esses objetivos. E conseguiu. As mudanças já são notadas no seu lado externo.

O design ficou mais agressivo, com novos contornos, e recebeu um toque de esportividade. O capô ganhou traços afilados, reforçando sua imponência. A parte traseira superior do veículo está mais estreita e a inferior mais alargada, conferindo personalidade e estilo.

Sua nova linha do teto ficou mais baixa na parte traseira do carro. Porém, isso não interferiu no espaço e conforto para os passageiros. O visual com um ar esportivo está ressaltado com a nova grade frontal, que ganhou novos vincos e uma forma compatível com as linhas harmoniosas, e com os pára-lamas alargados.

O New Fit também teve um aumento de sua área envidraçada, como a janela dianteira com um formato triangular e o pára-brisa, que melhora a visibilidade dos ocupantes. A antena mudou de lugar. Agora está localizada na parte traseira do teto.

Todas as dimensões evoluíram. A distância entre eixos passou dos 2.450 mm para 2.500 mm. Como benefício, maior espaço no habitáculo. O comprimento aumentou 70 mm (de 3.830 mm para 3.900 mm), assim como sua largura, que passa a contar com 1.695 mm, 20 mm a mais que a geração anterior. A versão também teve sua altura ampliada: agora possui 1.535 mm, aumentando em 10 mm. As portas com abertura em três estágios ampliam a facilidade de entrar e sair do veículo.

A qualidade do projeto está realçada no novo conjunto óptico. Está maior e muito mais marcante. Os faróis dianteiros, por exemplo, estão mais angulosos. Assim, o novo Honda Fit possui uma iluminação de elevado alcance, que contribui para uma melhor visão noturna.

As rodas de liga leve também mudaram. A partir de agora, a versão 1.4l (LX e LXL) conta com aro 15" e pneus 175/65. Já a versão 1.5l (EX e EXL) será comercializada com aro 16" e pneus 185/55.


Espaço, conforto e conveniência

Um dos objetivos da Honda durante os estudos para o desenvolvimento da nova geração do monovolume era privilegiar a habitabilidade em seu interior. Isso foi alcançado. A ergonomia está bem evidente no New Fit.

O habitáculo está mais amplo, principalmente por causa do aumento de suas dimensões. Assim, o conforto ficou mais presente. O espaço para os ombros aumentou --44 mm (frente) e 43 mm (traseira). Espaço para as pernas (+ 40 mm) e para a cabeça (+ 10 mm) também evoluiu. Isso sem contar o descanso para o pé do condutor, que é uma das novidades. E mais: As versões LXL, EX, e EXL com câmbio automático terão descansa-braço dianteiro.

A ergonomia foi tema recorrente no desenvolvimento da nova geração. Seus bancos dianteiros foram projetados com esse foco. São envolventes, oferecendo mais conforto e luxo aos passageiros.

Os assentos são um capítulo à parte no novo Honda Fit. A começar pelo material de revestimento. A versão 1.4l possui bancos em tecido. A versão EX do modelo 1.5l conta com tecido de luxo em veludo, enquanto a versão EXL, a top de linha do monovolume, terá bancos de couro*. Sem exceção, todos os modelos possuem encosto de cabeça reguláveis para todos os ocupantes.

Além disso, os bancos traseiros reclináveis (único na categoria) são bipartidos e foram concebidos com o sistema ULT (sigla que reúne as palavras "utilitário", "longo" e "alto", em inglês), que possui mais de dez configurações de posicionamento do assento, com movimentos para baixo e reverso.

Tem operação simples, sem esforço e sem a necessidade de remoção dos encostos de cabeça. Ou seja, poderá se carregar desde um vaso com planta de 1280 mm até uma prancha de surf de até 2400 mm. Esse privilegiado espaço está integrado ao amplo porta-malas, que possui ganchos em dois lugares e tem capacidade para 384 litros. Tudo isso assegura uma flexibilidade maior dentro do automóvel e, principalmente, uma melhor adequação às necessidades do usuário. 

Ficha Técnica do Honda Fit:
 
  1.4 l LX e LXL 1.5 l EX e EXL
Motor 4 cilindros em linha, 16 válvulas 4 cilindros em linha, 16 válvulas
Cilindrada 1 339 cc 1 496 cc
Potência 100 cv (a)/101 cv (g) 115 cv (a)/116cv (g)
Torque 13,0 kgfm (a e g) 14,8 kgfm (a e g)
Transmissão manual ou automática de 5 velocidades manual ou automática de 5 velocidades
Comprimento 3,900 m 3, 900 m
Largura 1,695 m 1,695 m
Altura 1,535 m 1,535 m
Entreeixos 2,500 m 2,500 m
Porta-malas 384 litros 384 litros
Tanque 42 litros 42 litros
Peso

1 080 kg (LX)/1 083 kg (LXL) - manual

1 113 kg (LX)/1 116 kg (LXL) - automática

1 103 kg (EX)/1 108 kg (EXL) - manual

1 136 kg (EX)/1 141 kg (EXL) - automática

 

 

 

 

 

 

 

 

 
   
 
   
 
   

 
 

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