A Ford antecipou a primeira imagem do Fusion 2010, com lançamento previsto para a segunda metade de 2009 nos Estados Unidos. O sedã com visual atualizado agrega inspirações estéticas lançadas no conceito Interceptor, estrela da marca no Salão de Detroit do ano passado.
Além das mudanças visuais, o Fusion também ganha três novos propulsores a gasolina. Enquanto o modelo de entrada tem um bloco quatro cilindros 2.5 Duratec de 174 cv (o atual é um 2.3 16V), as versões intermediária e topo de linha terão debaixo do capô um motor V6 3.5 com diferentes configurações mecânicas: rende 240 cv no primeiro e 263 cv no modelo mais caro.
Todos os motores são equipados com transmissão automática de 6 velocidades, que toma o lugar da anterior de 5 marchas. O novo câmbio 6F35-Mid é responsável por uma redução no consumo de cerca de 10% no motor 4 cilindros e entre 4% e 6% nas versões V6. Para 2010, é esperada também uma versão híbrida do sedã, com autonomia de 1.100 km. As mudanças do carro da Ford também se estenderão para o Mercury Milan, irmão gêmeo do Fusion, mas com outra marca.
Essa melhoria de rendimento também se deve a outros fatores, como a direção elétrica, que consome menos força do motor, e dois dispositivos instalados no propulsor: o Adaptive Spark Ignition (Ignição de centelha adaptativa), que calibra a faísca das velas de acordo com o tipo de combustível, e o Aggressive Deceleration Fuel Shut-off, que corta a injeção de combustível sempre que o motorista tira o pé do acelerador.
O novo Fusion deverá chegar ao Brasil logo após seu lançamento nos EUA, importado do México como ocorre com o atual.