|
|
19/11/2008
Ford apresenta o novo Fusion 2010
Sedan ganhou motor flex e versão híbrida para recuperar as vendas. |
|
|
|
|
|
A segunda geração do Ford Fusion foi apresentada para a imprensa na abertura do Salão de Los Angeles. O novo modelo 2010 tem todos os atributos que a marca quer transmitir em sua nova linha: menor consumo de combustível e maior eficiência perante os modelos rivais do segmento. O nicho de sedan médios nos EUA é hoje o maior responsável pelas vendas de automóveis no país, que somente este ano já soma 2,1 milhões de unidades.
O Fusion passou por várias mudanças, não só no design, mas em diversos outros itens. Ganhou novos motores, mais potentes e econômicos, incorporou tecnologias inéditas e passou a contar com duas novas versões: uma esportiva (Sport) e outra híbrida. Tudo isso, para conter a concorrência japonesa nos EUA no segmento de sedans, liderado hoje por Honda Civic, carro mais vendido do país, e o Toyota Corolla.
As mudanças visuais se concentram na frente, que ganhou nova grade e pára-choque, e na traseira, que teve as lanternas modificadas e um brake light inserido na tampa do porta-malas. No interior, O painel ganhou novos mostradores, com melhor visualização, e porta-copos com iluminação. Mas o detalhe mais chamativo é monitor com tela de cristal líquido no centro do console. No aparelho o motorista tem acesso a sistema de navegação GPS, controles de áudio e monitoramento do conjunto mecânico, no caso da versão híbrida.
Entre as tecnologias incorporadas pelo Fusion 2010, o destaque é o BLISTM (Blind Spot Information System ou Sistema de Informação de Pontos Cegos), dispositivo inédito que informa sobre a aproximação de veículos quando se está dando ré para estacionar.
Outra novidade é o SmartGauge, presente no Fusion híbrido. Trata-se de telas de LCD no painel de instrumentos, que mostram uma série de dados sobre o veículo a fim de propiciar a economia de combustível e, à medida que o motorista melhora seu rendimento, começam a crescer flores e galhos virtuais no display.
Além das novidades visuais, o grande destaque do modelo 2010 é a oferta da versão Sport equipada com o novo motor V6 3.5 da Ford, e uma versão com motorização hibrida. O modelo de entrada também estréia novo propulsor, o 2.5 l quatro cilindros de 175 cv. A transmissão é automática de quatro marchas em todos os modelos. A grande novidade é que o 3.0 agora é flex, podendo rodar com gasolina ou álcool E85 – diferentemente do brasilero, extraído da cana e composto 100% por etanol, o americano é extraído do milho e possui 15% de gasolina. Com a chegada do flex lá fora, as chances de um Fusion bicombustível por aqui aumentam, mas mesmo assim seriam necessárias adaptações.
O Fusion será vendido nos Estados Unidos a partir do segundo trimestre do ano que vem, já como modelo 2010. Ele será fabricado no México, de onde é importado o Fusion brasileiro. Isso abre a possibilidade de o modelo lançado nos EUA substituir o vendido por aqui nos próximos anos, embora a Ford do Brasil não divulgue seus planos.
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Notícias por marca
|