A nova geração do Mazda3 hatch foi mostrada pela marca japonesa no Salão de Bolonha. O modelo é o segundo carro da marca a incorporar a nova tendência visual. Segundo o fabricante, o novo visual do Mazda3 é uma mistura de elegância e esportividade, com design inspirado na fluência do ar. O Mazda3 representa por um terço das vendas da montadora, o que aponta a sua produção para satisfazer o público que procura carros menores e mais econômicos.
O hatch de 5 portas divide as opções de motorização com sua versão de três-volumes. Ele pode vir equipado com motor 2.0 de 148 cv ou 2.5 de 168 cv e ainda poderá ganhar uma versão 2.2 turbodiesel de 182 cv na Europa, tendo como transmissões os câmbios manuais de 5 e 6 velocidades e o automático de 5 marchas.
O interior do veículo também segue as mudanças na segunda geração. Utilizando materiais de melhor aspecto visual e nova instrumentação, a Mazda criou um habitáculo mais ergonômico e renovado. O painel emborrachado com detalhes cromados tem formato curvo, aproveitando melhor o espaço. A lista de equipamentos inclui faróis direcionais (AFS) e assentos com ajuste elétrico.
O lançamento chega bem a tempo, uma vez que seus rivais no segmento de hatchbacks médios na Europa estão em plena evolução, como o Ford Focus e o Opel Insignia hatch. Por lá, Estados Unidos e Japão, o carro começa a ser vendido no início de 2009.