Recentemente, a Honda Motor Co. anunciou o início das vendas, no Japão, da mais nova versão do minicarro New Life. Trata-se do primeiro modelo no mundo com airbag com avançado sistema i-SRS que infla por etapa, além do sistema auxiliar de estacionamento. A partir de dezembro, também estará disponível uma versão especial que conta com um mecanismo capaz de deslocar o banco do passageiro para os lados, facilitando o acesso para entrar no carro.
O New Life foi desenvolvido com base no conceito “Daily Smile Technology”, que significa proporcionar um grande sorriso no rosto do cliente todos os dias, graças à tecnologia de ponta Honda. O modelo está disponível em três versões e que buscam agradar todo o tipo de público. O Life G-Type é ideal para o dia-a-dia, por ter características de simplicidade, modernidade e praticidade. Já o Life Pastel é voltado para o consumidor que deseja ser elegante e refinado, enquanto que o Life Diva recebeu um design mais esportivo.
Tecnologia de ponta
Um dos destaques do modelo é o sistema auxiliar de estacionamento, onde o motorista segue as instruções de um sistema de áudio para estacionar o seu veículo com facilidade. É necessário apenas posicionar o carro no local desejado e acionar o sistema. Uma câmera traseira, item de série do modelo, facilita ainda mais o momento da balisa.
Além disso, o New Life recebe o airbag com sistema i-SRS. Seu mecanismo de inflar por etapas aumenta a proteção de condutor e passageiro, em uma ampla diversidade de posições e situações de colisão. Para que isso funcione perfeitamente, o airbag dispõe de uma bolsa com estrutura em forma de espiral que é combinada com uma nova válvula de liberação do gás.
O modelo recebe ainda o leve e compacto motor i-DSI, de 660 cilindros, e que se caracteriza pela economia de combustível e tamanho reduzido. Já a versão esporte do New Life (Life Diva) conta com o i-DSI turbo. Nas duas versões, a transmissão é automática de 4 velocidades.
Ecologicamente correto
Além de todo o pacote tecnológico oferecido, o modelo também é ecologicamente correto. As emissões de poluentes ficam em níveis 75% inferiores ao estabelecido pela legislação japonesa e recebe ainda lâmpadas ecológicas no painel de instrumentos, reforçando a economia de combustível.
A primeira aparição do modelo ocorreu em 1971 e entrou para a história por aliar conforto e se adequar ao estilo de vida das pessoas. Desde então, a Honda já comercializou aproximadamente 1,5 milhão de unidades do modelo no mercado japonês.