A Volkswagen está apresentando o Gol Total Flex, modelo que pode usar dois tipos de combustíveis (álcool e/ou gasolina). O veículo será vendido como primeiro carro do gênero a chegar ao mercado brasileiro. A concorrência também está se preparando para competir nesse mercado.
O segredo do sistema híbrido da Volkswagen é o programa de computador SFS (Software Flex Fuel Sensor) que identifica e quantifica a mistura entre álcool e gasolina, usando informações recebidas de sensores que estão no sistema de injeção de combustível (temperatura, velocidade, rotação e a sonda lambda localizada no escapamento). Com isso, a ECU (Unidade de Comando Eletrônico) adapta o funcionamento do motor ao combustível.
As vantagens do sistema são inúmeras, a começar pela versatilidade de se trabalhar com qualquer porcentagem de álcool ou gasolina, ou mesmo apenas com um dos dois produtos. O único detalhe será o uso de 100% de álcool no inverno, que pode ocasionar os famosos problemas de partida a frio. Para isso, estuda-se a instalação de um sensor de alerta que avisaria o motorista quando a taxa de álcool no tanque for inadequada para a temperatura ambiente.
O Gol Total Flex possui motor AP 1.6 e a potência varia de 97 cv (gasolina) a 99 cv (álcool), dependendo do combustível utilizado. As diferenças de desempenho e dirigibilidade com 100% de álcool ou 100% de gasolina são imperceptíveis. O veículo custará cerca de R$ 950,00 a mais do que a versão a gasolina.