A Honda Automóveis não se acomodou e, para 2009, o sedã médio passou por algumas mudanças. Chega às concessionárias com visual mais atraente e detalhes que reforçam a alta tecnologia aplicada nos automóveis da marca. E mais: sua versão esportiva, o Civic Si, também recebeu modificações. Os dois modelos estarão disponíveis a partir de janeiro em toda a Rede Honda.
Em comparação com a versão anterior, as principais alterações estão no design do New Civic. Essas modificações asseguram um veículo ainda mais bonito e esportivo. Os pára-choques de todas as versões --LXS (manual e automática) e EXS (automática)--, por exemplo, foram reestilizados ao ganhar entradas de ar nas extremidades. Já a grade central cromada foi ampliada e recebeu contornos mais agressivos.
Internamente, a incorporação de novos itens oferece mais comodidade, conforto e segurança. Seja com o novo tecido do banco da versão LXS (a versão EXS continua com bancos em couro) ou no piloto automático disponível em todas as versões. Além disso, o New Civic passa a contar com a conexão USB e a avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que assegura estabilidade ao sedã médio mais vendido do país. Esse último item está disponível na versão EXS
Evolução em seu design
Quem olha para a parte frontal poderá ter até a impressão de que o modelo ganhou "asas". A forma onde se centraliza o logo da marca apresenta nitidamente o formato de asas e é um das mudanças em comparação com a versão anterior. A mudança está em consonância com as linhas retas da dianteira do modelo.
Já a grade central recebeu contornos mais agressivos e garante a beleza do projeto, uma vez que oferece maior refrigeração do motor e assegura esportividade. Assim, o modelo remete aos carros utilizados em competições de Gran Turismo. Os pára-choques foram reestilizados ao ganhar entradas de ar nas extremidades. Na parte inferior do pára-lama dianteiro, os faróis de neblina na versão EXS, a top de linha, separam-se da grande inferior, dando um olhar firme e objetivo ao New Civic.
Um interior mais agradável
O que já era ótimo ficou ainda melhor. Assim pode ser definido o espaço interno do New Civic 2009. Além de uma série de detalhes como ar-condicionado digital, câmbio automático com paddle-shift na versão EXS, semelhante às borboletas utilizadas em carros de Fórmula 1, volante com multifunções, inúmeros porta-objetos e descansa braço deslizante, o sedã médio ganhou mais alguns atrativos.
O piloto automático já não é mais exclusividade da versão top de linha. Agora a versão LXS também possui o equipamento. Além disso, na versão EXS, o consumidor pode ouvir músicas diretamente do pen-drive ou carregar seu celular e até o mesmo o i-POD, graças à inclusão de uma tomada USB dentro do console central.
O versão EXS ainda recebeu luzes internas com leds de alta intensidade que tornam o habitáculo mais iluminado e harmonioso. O tema conforto é um dos destaques do modelo. Os assentos do New Civic são revestidos com couro ou com um novo tecido, disponível apenas na versão LXS.
Ótimo desempenho
O New Civic 2009 é equipado com o econômico e potente motor i-VTEC 1.8l SOHC Flex, que produz 140 cv a 6.200 rpm, na utilização de álcool, e 138 cv também a 6.200 rpm, quando for apenas gasolina. O torque é um dos destaques desse propulsor com 17,5 kgf.m a 5.000 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.300 rpm (álcool), tornando o sedã um dos carros com resposta mais rápida do segmento.
O projeto flex Honda é o mais inovador em termos de segurança. O posicionamento do reservatório de gasolina (subtanque), acima do pára-lama dianteiro direito, assegura um abastecimento seguro, longe de fontes de calor e faíscas, evitando também o cheiro no interior da cabine em caso de derramamento de gasolina. O reservatório é revestido por um protetor de ação naval para evitar vazamentos de combustível em caso de colisões.
Todos os motores são equipados com a tecnologia de injeção multiponto PGM-FI (Programmed Fuel Injection), além do sistema de ignição eletrônico mapeado, que transmite ainda mais confiança ao condutor.
Segurança ainda maior
Assim como todos os modelos desenvolvidos pela Honda, o tópico segurança recebeu atenção especial no New Civic 2009. A novidade é a avançada tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), que melhora a estabilidade do veículo e está disponível na versão EXS. O sistema aplica força de frenagem independente a cada uma das quatro rodas e, ao mesmo tempo, interage com os sistemas de aceleração, funcionamento do motor e controle de tração.
O New Civic traz em todas as versões freios a disco nas quatro rodas, ABS (Anti-lock Braking System), que evita o travamento das rodas, e EBD (Electronic Brake Distribution), sistema que distribui a força de frenagem de maneira uniforme, evitando desvios de trajetória em frenagens mais severas. O modelo possui, ainda, airbags frontais (SRS) e cintos de segurança de três pontos para os cinco ocupantes. Além disso, conta com a tecnologia de estrutura ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvida para absorver, com mais segurança, impactos frontais.
TABELA DE PREÇOS HONDA*
New Civic LXS MT Flex - R$ 64.365,00
New Civic LXS AT Flex - R$ 69.340,00
New Civic LXS MT c/ couro Flex - R$ 65.990,00
New Civic LXS AT c/ couro Flex - R$ 70.955,00
New Civic EXS AT Flex - R$ 83.810,00
Civic Si MT - R$ 96.965,00
*PREÇO PÚBLICO SUGERIDO COM BASE NO ESTADO DE SÃO PAULO. VALOR EM REAIS E COM FRETE INCLUSO
MT=>Transmissão manual
AT=>Transmissão automática
Pinturas metálica e perolizada incluídas