A Toyota revelou no Salão de Detroit a terceira geração do Prius, renovado para manter a ponta do segmento de carros híbridos nos EUA.
O Prius ganhou melhorias mecânicas e recebeu equipamentos que contribuem para a redução do consumo de combustível, como os painéis solares no teto que alimentam os aparatos elétricos do veículo. Também dispõe agora de linhas mais agudas, e com isto, o arrasto aerodinâmico passou de 0,26 para 0,25 cx.
O conjunto mecânico híbrido é composto por um motor 1.8 de 98 cv(substituindo o 1.5 da geração anterior) e outro elétrico, também renovado, que agora gera 80 cv, ante os 67 cv do Prius 2004. Combinados, geram 134 cv. Isto permite que o modelo leve 9s8 para ir de 0 a 100 km/h. O consumo continua sendo sua melhor característica: cerca de 21 km/l. Na primeira geração, era de 17,5 km/l e na segunda, passou para 19,5 km/l.
O câmbio é CVT com comando eletrônico. Para o motorista, três modos de guiar estão disponíveis: EV, Eco e Power. O primeiro permite rodar só com o motor elétrico, em baixas velocidades. O Eco trabalha para que a economia de combustível seja privilegiada, enquanto o Power ajuda em uma tocada mais esportiva.
A lista de equipamentos do modelo inclui freios ABS com EBD, controle eletrônico de tração (TRAC) e estabilidade (VSC), múltiplos air bags e sistema inteligente de estacionamento opcional, que auxilia o motorista na manobra por meio de um monitor no painel.
A previsão de chegada às concessionárias do novo Toyota Prius é no primeiro semestre deste ano.