A Peugeot apresentou, na última quarta-feira (14), o modelo 3008, crossover mostrado como o conceito Prologue no último Salão de Paris.
O 3008 utiliza a mesma plataforma do 308, mas se diferencia pelo apelo aventureiro. Ainda, associa o aspecto robusto de um utilitário esporte à praticidade e eficiência de um hatch médio. Destaque para a grade do radiador, para os pára-choques pretos contrastando com a carroceria e para o teto-solar panorâmico.
Internamente, o modelo possui projeção de informações no pára-brisa, banco do passageiro da frente rebatível, teto envidraçado e base do compartimento de bagagem com ajuste em três alturas. Também, o freio de estacionamento traz acionamento elétrico e a distância segura até o carro à frente é monitorada, alertando o motorista se necessário.
Estão disponíveis três motores: 1,6-litro a gasolina (desenvolvido junto da BMW) com aspiração natural e 120 cv ou turbo e 150 cv, 1,6 turbodiesel com 110 cv e 2,0 turbodiesel com 150 ou 163 cv. A transmissão pode ser manual de 5 ou 6 marchas ou automática de 6 velocidades.
As suspensões são de automóvel (McPherson à frente, eixo de torção atrás), o Cx é baixo para o tipo de carro (0,296). A tração é dianteira e não há integral nem como opcional. mas a marca de Sochaux adotou um controle de tração com quatro programas de uso: padrão, neve, fora-de-estrada e areia.
Entre os equipamentos de segurança estão os 6 airbags, ABS, ESP, monitor de pressão dos pneus, hill assist e faróis bi-xenon direcionais, entre outros. A Peugeot não confirmou a data de lançamento do modelo, mas afirmou que pretende lançar uma versão híbrida 4x4 do 3008 em 2011, em que o motor elétrico atuará nas rodas traseiras, dando-lhe tração integral quando desejado.