Após o sucesso do lançamento em 2008 do Grand C4 Picasso (7 lugares), a Citroën mantém a ampliação de sua gama de monovolumes, iniciando a comercialização do C4 Picasso (5 lugares).
Com design bastante atual, conforto, amplo espaço interno e confiável conjunto mecânico, o Xsara Picasso atende às expectativas de um consumidor que procura um veículo espaçoso, modulável e versátil, sem abrir mão de economia. Produzido no Brasil e disponível também com motorização flexível, ele será o monovolume médio de entrada de gama.
O estilo do C4 Picasso destaca-se por suas linhas originais, fluidas e dinâmicas. O pára-brisa panorâmico de grande ângulo e as amplas janelas alojadas em montantes finos se destacam já no primeiro olhar. A frente confere ao novo modelo um caráter arrojado com pára-choques com entradas de ar generosas, grade preta, um verdadeiro piscar de olhos à esportividade. Os largos chevrons da grade frontal, prolongados por frisos cromados até os faróis, evidenciam que eles pertencem à Citroën.
A parte mediana protetora da carroceria evoca a robustez, enquanto o degrau em forma de onda dá ritmo ao desenho da carroceria lateral traseira, mantendo fluidez e leveza ao conjunto. A descida do teto, prolongada pelo aerofólio, dinamiza o perfil arrojado do veículo. As rodas de alumínio 16" Manágua preenchem completamente as passagens de rodas e sublinham o aspecto dinâmico e elegante do novo space vision.
A habitabilidade e o volume do porta-malas são particularmente generosos e uma referência no segmento, com inúmeros porta-objetos e ampla capacidade de carga: de 490 a 1.775 litros. Internamente, a modularidade é rápida e fácil graças às funcionalidades engenhosas dos bancos. O bem-estar a bordo é compartilhado por todos os passageiros em termos de espaço, de conforto térmico, acústico e olfativo.
A direção e o prazer ao dirigir são facilitados graças aos sistemas de ajuda à direção, Podemos destacar: o volante com comandos centrais fixos, o regulador e limitador de velocidade, o criativo seletor e as palhetas da caixa de velocidades, o freio de estacionamento elétrico ou o sistema de ajuda a partida com o veículo em inclinação;
Referência na área de segurança, o modelo traz de série também sistema de freios com ABS + AFU + REF, controle de estabilidade ESP + ASR, sete air bags (dois frontais, dois laterais, dois tipo cortina e um para os joelhos do motorista), fixação Isofix para cadeiras de crianças, brake-light etc.
O conjunto mecânico conta com um motor 2.0i 16V, que gera 143 cv DIN a 6.000 rpm e torque de 200 Nm a 4.000 rpm, sempre associado à caixa automática auto-active seqüencial, assegura ultrapassagens seguras e grande prazer ao dirigir. O conjunto de suspensões dianteiras do veículo é do tipo pseudo-McPherson com braços inferiores triangulares, molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e uma barra estabilizadora.
Através de seu estilo único, muito dinâmico e arrojado, suas dimensões (4,47 m de comprimento, 1,83 m de largura e 1,68 m de altura), seu prazer em dirigir e suas prestações inovadoras, o C4 Picasso insere-se naturalmente na gama dos monovolumes compactos da Citroën entre o Xsara Picasso e o Grand C4 Picasso. O modelo é fabricado na fábrica de Vigo, na Espanha.