A Volkswagen começa as vendas seguindo os preceitos ecológicos da linha já disponível na Europa. Lança no mercado o primeiro modelo, o Polo BlueMotion, que chega às concessionárias na próxima semana a partir de R$ 46.720, na versão equipada com motor VHT 1.6 Total Flex e será oferecido apenas na cor externa prata.
O Polo BlueMotion passou por alterações mecânicas para ficar mais econômico e menos poluente, são os itens que colaboram para a redução de mais de 30% (de acordo com a VW) no consumo de combustível: pneus de baixa resistência, câmbio com escalonamento de marchas diferenciado, reprogramação da injeção eletrônica e a grade frontal que reduz a turbulência aerodinâmica. Há também um spoiler integrado ao para-choque e um aerofólio no alto da tampa do porta-malas. A suspensão foi rebaixada, também para melhorar a penetração aerodinâmica, enquanto a direção passou a ter assistência eletro-hidráulica, que ajuda a diminuir os níveis de emissões e consumo, já que exige menos esforço do motor.
Equipamentos
O modelo vem equipado de série com ar-condicionado Climatronic, CD player com MP3 e Bluetooth, entrada para SD Card e USB, além de quatro alto-falantes e quatro tweeters. A lista de opcionais inclui travamento central das portas por controle remoto e dispositivo de segurança, vidros e retrovisores elétricos, airbags frontais, freios com ABS, sistema interativo Volkswagen I-System e alarme com imobilizador eletrônico.
O Polo BlueMotion traz outros itens exclusivos, como as rodas especiais em liga de alumínio Jerez, de aro 14 polegadas, escolhidas por serem mais leves. Os pneus são ecológicos 165/70 R14, pois trazem um tipo de sílica na composição que diminui o atrito com o piso, sem que a aderência seja perdida e exigindo menos esforço do motor para tracionar com segurança. Os assentos e encostos dos bancos são oferecidos na cor azul. O carro também ganhou novas palhetas Aerowisher no para-brisa e no vigia da tampa traseira, que trazem uma varredura mais eficiente, segundo a Volkswagen.