Ainda mais charmoso e sofisticado, o novo Peugeot 407, que em outubro de 2008 foi apresentado ao público brasileiro no Salão do Automóvel de São Paulo, começa a chegar às concessionárias da Marca no fim deste mês.
Com nova identidade visual e equipado com o Kit Mãos Livres com sistema Bluetooth desde a versão de entrada Allure, com motor 2.0, o 407 Sedan chega ao Brasil custando a partir de R$ 82.900. Em função do modelo atualizado, as unidades anteriores ainda presentes nas revendas da Marca serão comercializadas pelo preço promocional de R$ 75.900.
Novos elementos estéticos
Na dianteira, a entrada de ar dos novos 407 Sedan e SW apresenta um novo design, marcado por uma grade composta por uma tripla fileira de barras horizontais e verticais, todas elas cromadas. Com elegância e distinção, é complementada por um fino friso também cromado.
A traseira do Sedan, com volumes e design reformulados, recebe uma tira de proteção com um filete cromado. Alteradas, as lanternas contribuem em originalidade, com uma máscara vermelho-rubi e tratamento branco-cristal na parte reservada à luz de ré e às setas de direção. Já no 407 SW, a traseira introduz uma nítida evolução de estilo. Com curvatura mais pronunciada, redesenhando o porta-malas e incorporando os elementos de proteção com frisos cromados. As novas lanternas são dotadas de um efeito diodo pronunciado na parte superior, alongada.
Interior: luxo e sofisticação
O acabamento das versões Allure prima pelo requinte e oferece o máximo prazer de dirigir e conforto aos ocupantes. Os bancos recebem revestimento em veludo, e o volante e a manopla do câmbio, em couro. O painel de instrumentos, com nítida visualização de funções e comandos, possui detalhes do tipo alumínio, assim como portas, console central e saídas de ar. As rodas são em liga leve de 16 polegadas.
É equipado ainda com o Kit Mãos Livres com sistema Bluetooth, integrado ao sistema de som do veículo e acesso à agenda do celular, direção com assistência hidráulica variável, ar-condicionado com saída de ar para os bancos traseiros, computador de bordo, piloto automático (limitador e regulador de velocidade), sensor de acendimento automático dos faróis, limpador de pára-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade, CD Player com MP3 e comando de som no volante.
A luminosidade do habitáculo é garantida pelo vasto para-brisas inclinado com superfície de 1,6 m2, garantindo ótima visibilidade para os ocupantes. Essa luminosidade é acentuada no 407 SW com o imenso teto panorâmico de vidro associado a uma cortina elétrica com comando sequencial.
A versão Allure é equipada com motor 2.0 a gasolina, que desenvolve 143 cavalos de potência a 6.000 rpm e um torque máximo de 20 kgfm a 4.000 rpm, e recebe transmissão automática seqüencial de quatro marchas.
Motor 3.0 V6 e ainda mais conforto
Também disponível nas carrocerias Sedan e SW, na versão com o propulsor 3.0 V6 (Feline para SW e Griffe no Sedan), o motorista e passageiro desfrutam de ainda mais conforto. Sob o capô, o motor desenvolve 211 cavalos de potência a 6.000 rpm e 29 kgfm a 3.750 rpm. Ambos são equipados com câmbio automático sequencial de seis marchas.
Os modelos disponibilizam bancos com revestimento em couro e assentos dianteiros com ajuste elétrico e aquecimento, ar-condicionado automático digital Bi-zone, espelho interno eletrocromático, roda em liga leve de 17 polegadas para SW e de 18 polegadas para o Sedan, disqueteira para seis CDs e faróis de Xenon.
Outro destaque do modelo está na suspensão. O sistema conta com gerenciamento eletrônico, que controla o funcionamento da suspensão com a aplicação de estratégias não só em função do comportamento do motorista (ao todo, são nove "leis" de amortecimento, que reduzem instantaneamente as inclinações laterais, frontais e de traseira, nas arrancadas e frenagens), mas também das condições do piso e de solicitações da estrada, independentemente em cada roda.
Griffe: uma versão exclusiva
Ao reunir o que há de mais moderno e avançado em termos de estilo, conforto e segurança, o pacote Griffe, oferecido exclusivamente ao Sedan, tornou essa versão ainda mais superior, agregando itens que reforçam a jovialidade e a esportividade do modelo. Possui acabamento do painel tipo titânio, roda em liga leve de 18 polegadas, teto solar elétrico com fechamento por telecomando na chave e sistema de áudio Hi-Fi JBL de altíssima qualidade.
Nova ajuda à condução
O prazer de conduzir se torna ainda maior no novo 407. Nas versões com motorização 3.0 V6, o sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro está associado ao detector de obstáculos traseiro, oferecendo não apenas um maior conforto ao motorista nas manobras de estacionamento, mas também uma segurança adicional.
Um excelente nível de segurança
Tendo recebido cinco estrelas EuroNcap no teste de proteção dos ocupantes adultos, o 407 oferece uma boa proteção para seus passageiros graças à sua estrutura dianteira com dupla via de repartição de esforços, à direção retrátil e a um sistema de proteção interna composto por meios de retenção altamente eficientes - até dez airbags, encostos de bancos ativos que evitam lesões na nuca em caso de choque brutal, cintos de segurança que mantêm e respeitam o corpo dos ocupantes e alertas de cinto de segurança desafivelado.
Para a segurança específica das crianças, dois assentos Isofix podem ser instalados nos bancos laterais traseiros. O modelo ainda é dotado de um sistema de travamento elétrico das portas e dos vidros laterais traseiros.
O novo 407 dispõe também de controle eletrônico de estabilidade (ESP) e os freios são a disco nas quatro rodas assistidos por ABS de última geração, contando com gerenciamento de frenagem roda por roda (REF).