O governo do Reino Unido confirmou que oferecerá um subsídio de até £27 milhões para que a Land Rover produza um novo modelo de automóvel. A empresa decidirá até o final do ano se desenvolverá esse projeto em sua prestigiada fábrica localizada na cidade de Halewood.
O veículo seria desenvolvido nos moldes do aclamado conceito LRX, apresentado pela primeira vez no Salão de Detroit do ano passado, e seria o menor, o mais leve e o mais eficiente modelo já produzido pela Land Rover.
"O suporte financeiro do governo é muito bem-vindo e representa um incentivo para nossas produções futuras," explica Phil Popham, diretor da Land Rover.
O subsídio oferecido pelo governo é de grande importância para o projeto que tem um custo total de £400 milhões. Vale ressaltar que esse subsídio não faz parte do pacote de ajuda financeira que o governo preparou para o setor automotivo inglês.
Embora ainda exista uma série de etapas e aprovações para que o projeto seja aprovado, a Land Rover afirma que esse novo modelo faria parte da linha Range Rover, a mais luxuosa da marca.
"Nosso estudo de viabilidade mostrou que podemos oferecer ao mercado os mesmos níveis de qualidade, dirigibilidade e performance de um Range Rover em um pacote mais compacto e sustentável. E os resultados da mais extensa pesquisa já realizada com nossos consumidores confirmam nossa crença de que a produção de uma versão do conceito LRX tornaria a marca Land Rover ainda mais desejável e corresponderia a todas as nossas expectativas", afirma Popham.
Ainda segundo o executivo, um modelo compacto, mais leve e sustentável baseado nas tecnologias do conceito LRX mostra que a Land Rover está em sintonia com as necessidades de um mundo em evolução. "Apesar dos atuais desafios econômicos, nós continuamos com o compromisso de investir no futuro, de continuar a oferecer aos nossos clientes veículos que são referência no mercado, com a gama de habilidades e tecnologias exclusivas pela qual somos mundialmente reconhecidos", exalta Popham.
O novo Range Rover alcançaria excelentes níveis de refinamento e introduziria novas opções de motores, o que representaria um grande passo na implementação das tecnologias e-terrain da Land Rover. Isso permitiria a empresa ultrapassar sua meta de reduzir suas emissões de CO2.
"Tanto o design como o porte do LRX geraram uma reação positiva em todos que o viram bem como nos trouxe insights sobre o que potenciais compradores procurariam em uma produção equivalente. Esse conhecimento está sendo aplicado no processo de refinamento do veículo enquanto nos aproximamos de uma aprovação final", completa Phil.
A fábrica em Halewood emprega 2 mil funcionários e recebeu o título JD Power Gold Standard. A unidade produz o Freelander 2 da Land Rover e o X-TYPE, da Jaguar.