A Renault do Brasil apresenta ao mercado nacional o "Renault Symbol", que atenderá às exigências dos consumidores do segmento de veículos "sedãs compactos premium". Com o lançamento do Renault Symbol, a empresa cumpre o último passo do "Renault Mercosul Contrato 2009 - Compromisso Brasil", plano estratégico que prevê o lançamento de seis novos modelos no Brasil em três anos.
Com linhas elegantes e recheado de equipamentos de segurança e conforto, o novo Renault Symbol vai disputar um segmento que está crescendo no Brasil: o de sedãs compactos, modelos que já representam quase 17% do mercado nacional. Apesar das muitas opções disponíveis atualmente no País, o Renault Symbol se destaca pela sofisticação, elevado nível de acabamento e ampla oferta de itens de série. Todas as versões de acabamento saem de fábrica com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e sistema de airbags duplos para motorista e passageiro.
O Renault Symbol que substitui o Clio Sedan - veículo que teve a sua qualidade reconhecida pelos clientes e pela imprensa especializada em diversos comparativos -, está posicionado exatamente entre os modelos Logan e Mégane Sedan, o que torna a gama de produtos da Renault no Brasil ainda mais completa e oferece aos consumidores ampla possibilidade de escolha. "O cliente do Renault Symbol quer um carro sofisticado e que lhe dê mais status do que o Logan, sem abrir mão da robustez e confiabilidade mecânica", explica Cássio Pagliarini, Diretor de Marketing da Renault do Brasil.
Fabricado na planta de Santa Isabel, em Córdoba, Argentina, o novo Renault Symbol que chega ao Brasil nas concessionárias da marca na última semana do mês de março com preços a partir de R$ 41.190, na versão Expression, e R$ 44.490, na opção Privilége, credenciado pelo sucesso na Europa, Ásia e América Latina. No continente americano, além da Argentina, países como Brasil, Colômbia, México, Chile, Uruguai, Peru e Paraguai são os principais mercados do sedã.
O Renault Symbol será comercializado no mercado nacional em duas versões de acabamento: Expression e Privilège, ambas equipadas com câmbio mecânico de cinco marchas e motor bicombustível 1.6 16V Hi-Flex, já conhecido dos consumidores brasileiros por conciliar, de maneira harmônica, ótimo desempenho com durabilidade e economia de combustível. Com essa motorização, o Renault Symbol gera 110 cv de potência e 15,2 kgfm de torque (abastecido com 100% gasolina) e 115 cv e 16 kgfm (abastecido somente com álcool).
Da mesma forma que Logan e Sandero, o Renault Symbol foi projetado para enfrentar com valentia e desenvoltura as condições severas de rodagem encontradas no trânsito das ruas e estradas brasileiras e de outros países latino-americanos e asiáticos. Daí a necessidade de uma arquitetura resistente. Robustez e facilidade de manutenção também são duas de suas características marcantes, por isso o modelo conta com a garantia total de três anos de fábrica, algo inédito no segmento de veículos "sedãs compactos premium".
O Renault Symbol chega ao Brasil avalizado pelo prêmio "Autobest 2009", concedido pelos principais jornalistas da imprensa especializada na Europa Oriental. De acordo com os jurados, a conquista do "Autobest 2009" pelo Renault Symbol se deve, principalmente, pelo seu design elegante, amplo porta-malas, elevado nível de segurança para os ocupantes, ótima dirigibilidade e extensa lista de equipamentos de conforto de série.
"O Renault Symbol está baseado num tripé que fornece grande apelo aos consumidores: design de automóvel de categoria superior; confiabilidade mecânica, comprovada pela garantia de 36 meses; e segurança, com airbag duplo de série em todas as versões e freios ABS opcionais", destaca Vanessa Castanho, Gerente de Marketing Produto - Veículos Médios - da Renault do Brasil.
Por todas essas qualidades, Vanessa Castanho acredita que o Renault Symbol repetirá o sucesso de Logan e Sandero, que têm nível altíssimo de satisfação entre os clientes. "Ao longo do desenvolvimento deste novo produto, a preocupação maior da Renault foi cuidar de todos os detalhes para manter o elevado grau de satisfação dos consumidores", acrescenta.